Realidade virtual chega a "Os Simpsons" no 600.º episódio

Série de animação mais popular de sempre assinala o marco com genérico inspirado em "Planeta dos Macacos", uma paródia a "Os Jogos da Fome" e o regresso de um inimigo de Homer

Com mais de um quarto de século de vida no pequeno ecrã, poderia pensar-se que Os Simpsons já esgotou tudo o que tinha para inovar. Pelo contrário. O 600.º episódio da série de animação mais duradoura e de maior êxito de sempre, que é emitido amanhã nos EUA (em Portugal estamos um pouco mais atrasados na exibição), na Fox, prova isso mesmo.

Para assinalar o marco, os fãs de Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie vão poder, pela primeira vez, assistir ao famoso genérico da série através de uma experiência de realidade virtual, feita em parceria com a Google. Quando a Fox norte-americana exibir o 600.º episódio, vai disponibilizar um endereço eletrónico e o nome da app em que os espectadores que tenham óculos apropriados poderão desfrutar da experiência. "É um prazer estarmos associados à Google", frisou ao site Deadline um dos produtores executivos da série de Matt Groening, acrescentando que o genérico será diferente do habitual, inspirado no filme de culto de 1968 Planeta dos Macacos.

Quanto ao conteúdo do 600.º episódio, o quarto da 28.ª temporada de Os Simpsons, que se estreou recentemente nos EUA, já foram também divulgados alguns pormenores. Sabe-se que o capítulo se chama Treehouse of Horror XXVII e que será o episódio especial de Halloween deste ano. A primeira parte do capítulo será uma paródia à saga cinematográfica Os Jogos da Fome, protagonizada por Jennifer Lawrence, e incluirá o regresso temporário de uma das personagens preferidas dos fãs: Frank Grimes, inimigo e ex-colega de Homer Simpson na central nuclear, que morreu enquanto tentava imitá-lo, querendo mostrar à equipa porque considerava o patriarca da família amarela "um idiota". Agora, Grimes vai vingar-se de Homer no especial de Halloween.

Ainda do 600.º episódio fará parte uma nova amiga imaginária de Lisa, com instintos assassinos, à qual dará voz a atriz e comediante Sarah Silverman. No mesmo capítulo, sabe-se também que o Bar do Moe, em Springfield, servirá de sede para um novo grupo de espiões super-heróis.

A série vencedora de 31 prémios Emmy, e que chegou ao cinema em 2007, tem ainda outras surpresas reservadas para a atual 28.ª temporada. Não só será a primeira a ter um episódio de uma hora de duração, como irá incluir um capítulo de paródia ao fenómeno Pókemon Go, um outro inspirado no filme O Grande Gatsby e está ainda prometido um genérico baseado no mundo de Dragon Ball.

Há poucos dias, para assinalar a estreia da nova temporada na TV, Homer Simpson "deu" uma longa entrevista ao diário norte-americano New York Post, na qual explicou que o segredo para a sua felicidade é "permanecer gordo, careca e preguiçoso". Porquê? "Não é possível piorar", brincou o protagonista da sitcom. Mais a sério, Homer reflete ainda sobre o futuro da família amarela, referindo ao jornal que ele e a mulher têm "um fundo de investimento" para pagar o ensino superior dos filhos.

Em Portugal, o quotidiano de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie está atualmente em exibição no cabo, na Fox Comedy, mas com algum atraso em relação à exibição nos EUA. A 25.ª temporada estreou-se nesta semana e é exibida, de segunda a sexta-feira, pelas 19.45.

Exclusivos