Pinto da Costa faz queixa de Luís Franco-Bastos na ERC

Em causa está a imitação que o humorista fez do presidente do FC Porto na RTP1 esta terça-feira.

Num comunicado no seu site oficial, o FC Porto informou que o seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, fez queixa do humorista Luís Franco-Bastos à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Na origem da atitude está a imitação que Franco-Bastos fez de Pinto da Costa no programa A Culpa é do Ronaldo desta terça-feira, na RTP1.

"A Direção do FC Porto repudia veementemente o teor da performance divulgada no programa mencionado [A Culpa é do Ronaldo] - em que se vê a fotografia do seu Presidente no rodapé e se imita, numa voz um pouco distorcida e cansada, a voz deste - na qual se pretende tornar pública aquela que poderia ser a sua pretensa reação face aos interesses da Seleção Nacional e o prestígio que daqui advém para os país, o clube e os atletas", pode-se ler no início do comunicado.

No mesmo texto, o FC Porto chega a apelidar a imitação de Franco-Bastos de "conteúdo típico" de "telelixo". "A coberto de uma imitação, o Presidente do FC Porto é colocado na pele de quem é capaz de proferir afirmações indignas e mesmo de natureza criminal - que não se coadunam com a sua imagem pessoal, trato social e relação familiar - configurando esta performance um conteúdo típico do comummente chamado telelixo", continua o comunicado.

Na imitação, Franco-Bastos (com a voz de Pinto da Costa) refere que é casado com "uma adolescente de 15 ou 16 anos" que "nem a quarta classe tem", referindo-se à mulher do presidente do FC Porto, Fernanda, que conta 29 anos. No discurso, ouve-se ainda que Pinto da Costa não quer "saber deste pseudo país de mouros que é Portugal" e que Fernando Santos vai estar no Panteão Nacional "no final do mês que vem".

Não é a primeira vez que Luís Franco-Bastos imita as vozes de figuras ligadas ao futebol português. Para além de Pinto da Costa, nomes como Cristiano Ronaldo, Quaresma, Paulo Bento ou Scolari são regularmente utilizados pelo comediante no seu trabalho.

Para finalizar, o FC Porto anunciou a queixa feita por Pinto da Costa, admitindo ainda que vai acompanhar todos os acontecimentos. "Independentemente das desculpas públicas anunciadas por responsáveis da RTP, a Direção do FC Porto, solidária com o seu Presidente, acompanhará todas as ações, incluindo as judiciais, de modo a que sejam punidos os autores materiais e morais deste triste episódio. Já seguiu por parte do Senhor Presidente queixa dirigida à ERC".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG