Lena Dunham critica "mau" Photoshop do "El País". Jornal responde

Protagonista de "Girls" garante que o seu corpo "nunca foi nem será" como aparece na revista do diário

A criadora e protagonista da série Girls, da HBO, decidiu tornar público o seu descontentamento com os alegados retoques que a revista Tentaciones - a publicação mensal que acompanha o diário El País - decidiu fazer com uma imagem sua, que surge na capa.

A fotografia já tinha sido usada em 2013, quando apareceu pela primeira vez na Entertainment Weekly. Mas, desta vez, o uso de "mad Photoshop", como Lena Dunham descreve, não agradou à atriz.

"Olá revista espanhola Tentaciones! Sinto-me genuinamente honrada por estar na vossa capa (...) Mas o meu corpo nunca foi nem alguma vez será assim como aparece. Porque não são honestos com os vossos leitores?", escreveu a atriz no Instragram. O post - que foi escrito na segunda-feira à noite - recebeu quase 20 mil "likes" em apenas uma hora. Mas, esta terça-feira de manhã, surgiu a resposta do El País.

"Carta Aberta de Tentaciones a Lena Dunham. Respondemos ao comentário no Instagram da criadora da série Girls" - é assim que começa a missiva, que o jornal espanhol disponibiliza online. Na longa carta, o El País, explica que escolheu a atriz como capa da revista de março, porque pretendiam "celebrar o êxito" da série e refletir "o impacto como artista e ativista" de Lena Dunham. Garantem que não usaram Photoshop na imagem - e que esse não é um hábito do jornal.

"Adquirimos essa fotografia através da agência Corbis e utilizamos o original que nos enviaram sem aplicarmos retoques. Quem nos conhece e segue sabe que não utilizamos Photoshop nem outras ferramentas digitais para mudar o físico das pessoas que aparecem na nossa capa ou nas páginas interiores", explica o El País, que diz ainda apenas ter "recortado" a imagem original. E publica as duas imagens, para o provar.

O diário aplaude ainda o "espírito contestatário" da atriz e pede-lhe o endereço, para que Lena possa receber mensalmente a revista Tentaciones e assim "comprovar" que a publicação gosta de mostrar "as coisas tal como são".

Exclusivos