Jóias sobre Rodas. Mundo do restauro automóvel de volta à TV

A 12ª temporada estreou-se esta quinta-feira no Discovery Channel. Eis o que os protagonistas revelam

Jóias sobre Rodas está de volta com mais desafios do mundo automóvel. A inquietante dupla Mike Brewer e Edd China explora, nesta nova 12ª temporada, o mercado da Costa Oeste dos Estados Unidos e restaura alguns dos exemplares mais icónicos e clássicos do mundo.

"O mais entusiasmante nesta temporada é o facto de termos sido arrojados, corajosos e de termos mostrado o que de melhor a América tem para oferecer", começa por frisar Brewer.

Em capítulos anteriores, o programa do Discovery Channel focou-se, sobretudo, nos mercados do Reino Unido e da Europa. Esta nova etapa é "empolgante" para os protagonistas, mas também acarreta alguns desafios. "Aqui na América, quando queremos fazer um negócio é muito do género 'Ou queres ou não queres', enquanto em Inglaterra e noutras partes do mundo temos mais margem de manobra. Mas acho que consigo obter alguns lucros e já encontrei carros muito bonitos", revela Mike.

No entanto, as vantagens desse outro lado do Atlântico falaram mais alto. "A razão pela qual viemos para aqui foi para vos dar mais espectáculo. Simplesmente, não podemos fazer o programa no Reino Unido na neve, durante o inverno. O sol aparece por volta das 09.30 e desaparece às 15.30. Por isso, decidimos vir para a soalheira Califórnia, o que significa que temos muito mais tempo para filmar. E como raramente chove aqui, podemos fazer-nos à estrada, fazer belos test drives, comprar carros incríveis e oferecer-vos mais episódios", acrescentou ainda.

Na Europa, contam os protagonistas da série, os carros "são proibitivamente mais caros, como os super italianos Ferrari e Lamborghini". Já na América, é possível encontrar exemplares mais clássicos, como os "Cadillac e Duesenberg, que ganham valor conforme o passar do tempo".

Edd China, mais em tom de brincadeira, confessa que a sua maior dificuldade em terras do Tio Sam é "encontrar comida sem queijo". "Na verdade, o mais estranho é que existem nomes diferentes para as coisas. Eu sei que parece uma loucura porque, teoricamente, falamos a mesma língua. Mas se vou comprar uma coisa, aquilo que eu peço não é necessariamente aquilo que eu penso que pedi. Torna-se complicado", atira.

A 12ª temporada de Jóias sobre Rodas, composta por nove episódios, estreou-se no dia 14 deste mês, pelas 21.00, no Discovery Channel. Novos capítulos serão emitidos todas as quintas-feiras.

Exclusivos