Google festeja aniversário de guru do ioga com um doodle

O homem que popularizou o ioga no Ocidente faria 97 anos. Morreu no ano passado

B.K.S. Iyengar, um dos primeiros gurus de ioga a tornar a prática conhecida no mundo ocidental, faria 97 anos esta segunda-feira. O motor de busca Google marcou a ocasião com um dos seus doodles, um desenho que substitui o familiar logótipo da empresa por uma imagem comemorativa.

Iyengar, fundador da corrente de ioga que tem o seu nome, nasceu em 1918 na Índia. Morreu em 2014, mas teria comemorado o seu 97.º aniversário esta segunda-feira. No doodle da Google, o guru surge a fazer várias das suas posições de ioga, substituindo as letras do nome da gigante tecnológica.

B.K.S. Iyengar foi um dos pioneiros do ioga na Europa e nos Estados Unidos, tendo começado por dar aulas na Suíça em 1954. Foi um dos primeiros gurus a dar aulas de ioga a grupos, e a incentivar as mulheres a praticar, mesmo grávidas. Ensinou ioga a personagens ilustres como o escritor Aldous Huxley e a rainha da Bélgica.

"O Ocidente conhece o ioga por causa de Iyengar", disse o guru Santatmananda Saraswati, citado pelo jornal britânico The Telegraph. "Ele desenvolveu um estilo de ioga para as pessoas normais".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG