"Génios". Quando "a competição alimenta a inovação"

O Odisseia estreia "Génios", a série documental que expõe a rivalidade e os contributos de Gates e Jobs ou Pulitzer e Hearst

O Odisseia estreia na noite desta quarta-feira, às 21.30, uma das suas principais apostas para 2016. Génios é a série documental de oito episódios que vai opor, em cada capítulo, dois rivais que tenham criado uma invenção ou contribuído para a evolução de uma determinada temática. O projeto relata a rivalidade de Bill Gates versus Steve Jobs nos computadores, Thomas Edison versus Nikola Tesla na eletricidade, Samuel Colt versus Daniel Wesson nas armas e, por exemplo, Joseph Pulitzer versus William Hearst no ramo jornalístico.

Stephen David, produtor executivo da série, explicou ao DN: "O que descobri ao fazer o projeto é que com grandes mentes, vêm grandes egos. Estes inventores e inovadores sabiam bem quem eram os seus rivais, mesmo que nunca os tivessem conhecido cara-a-cara. E este sentimento de competição, o desejo de serem o pioneiro, funcionou como motivação e contribuiu para os feitos de cada um", conta.

E por isso, o critério de seleção de conteúdos para os episódios não se fez por temáticas, mas por histórias. "O tema central da série é a ideia de que a competição alimenta a inovação, e desmistificar a imagem do inventor solitário fechado num laboratório. Quando selecionámos o conteúdo, não nos focámos nas invenções ou tecnologias em si, mas nas histórias de rivalidades intensas em torno de uma determinada inovação", acrescenta o produtor, que já viu o seu trabalho nomeado nos Emmy.

Stephen David adianta que se sente "extremamente sortudo" em ter tido o aplauso da crítica e boas audiências nos EUA, aquando da estreia de "Génios". E revela ainda que uma das rivalidades que mais feedback recebeu do público foi a que opõe Jobs e Gates: "As pessoas estão sempre fascinadas pela relação peculiar que eles tinham nos primeiros anos da computação".

Para além de uma nova identidade gráfica, o Odisseia assinala ainda estas duas décadas com o arranque de Soundbreaking. A série documental coproduzida pelo "quinto Beatle" George Martin arranca dia 24 e conta com mais de 150 entrevistas a artistas reconhecidos do mundo da música.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG