Festival da Canção em 2016 só mesmo na RTP Memória

Canal apresenta programação especial a seis e sete de março, para assinalar os 59 anos da RTP

Na segunda-feira, dia sete de março, às 10.00, a RTP Memória transmite o primeiro Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, de 1964, certame também conhecido como o Festival da Canção. A estação pública, recorde-se, não irá organizar este ano o habitual concurso e Portugal não participará na Eurovisão.

A decisão da RTP não participar no Festival da Eurovisão é conhecida desde outubro último. "Depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e ao mesmo tempo a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o ESC [Eurovision Song Contest] na sua grelha de programação. Depois de algumas dezenas de anos a participar neste grande evento, vamos fazer uma pausa mas fica a promessa de um regresso na edição de 2017", foi comunicado na altura.

A programação dedicada ao aniversário da estação pública começa no dia anterior, domingo, 6 de março, às 22.00, com uma emissão especial de Traz pra Frente, com Fernando Alvim, Nuno Markl, Júlio Isidro e Álvaro Costa. Uma hora e meia mais tarde, a RTP Memória relembra o mítico Zip-Zip, com o último episódio do programa de Raul Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz, gravado no Teatro Villaret.

O histórico programa dos anos oitenta, O Passeio dos Alegres, apresentado por Júlio Isidro, é a aposta para a tarde do dia sete de março, segunda-feira, começando às 15.00. Já o serão da programação especial é preenchido com a gala do quinto aniversário da RTP, às 23.00, e fecha com o documentário Nós e a Televisão, de António Barreto e Joana Pontes, sobre os efeitos sociais e a influência da televisão nos costumes e nos comportamentos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG