Facebook registou histórico de chamadas e mensagens

Utilizadores com dispositivos Android descobriram estas informações, mas empresa diz que é normal

Alguns utilizadores da rede social Facebook descobriram que a mesma guarda o histórico de chamadas e SMS nos dispositivos Android, contactos esses feitos pelo menos até outubro de 2017.

Além destes registos, o Facebook guarda ainda a data e o horário do telefonema ou SMS, se a ligação foi concluída, quanto tempo durou e ainda o número e o nome do contacto para o qual foi feito o telefonema ou enviada a mensagem.

De acordo com algumas informações, o Facebook estará a solicitar acesso a este tipo de informações para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos, distinguindo os contactos que possam ser comerciais das verdadeiras amizades dos utilizadores da rede social.

"Lançámos esta característica para utilizadores de Android há um par de anos. Os importadores de contactos são bastante comuns entre as aplicações e serviços sociais como uma forma de encontrar mais facilmente as pessoas com quem queremos falar. Isto foi apresentado pela primeira vez no Messenger em 2015 e depois como opção no Facebook Lite, uma versão mais ligeira do Facebook para Android", revelou a empresa em comunicado.

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.