Documentário sobre presidenciais dos EUA produzido por Spacey no Odisseia
Produzido por Kevin Spacey, ator que dá vida ao intrépido presidente Frank Underwood na série da Netflix House of Cards, Corrida à Casa Branca é um documentário centrado nas campanhas presidenciais norte-americanas mais marcantes dos 240 anos de história do país e tem estreia marcada na TV portuguesa para esta quarta-feira, no Odisseia, às 22.45.
Estreado nos Estados Unidos em março passado, o documentário bateu recordes de audiências, tornando-se o programa mais visto de sempre da CNN, tendo sido acompanhado por 2,5 milhões de telespectadores.
Narrado por Kevin Spacey (e com produção de Dana Brunetti, responsável por House of Cards e filmes como 50 Sombras de Grey e A Rede Social), Corrida à Casa Branca recorre ao uso de imagens de arquivo inéditas e a reconstituições com atores. Cada um dos seis episódios narra a história de uma campanha icónica à presidência dos Estados Unidos. Desde os discursos mais emblemáticos ao recurso a manobras de bastidores e esquemas maquiavélicos, o documentário capta as emoções e as relações de poder e o impacto político das semanas que antecedem a eleição do chefe daquele que é um dos Estados mais poderosos do mundo.
No primeiro de seis episódios é analisada a campanha eleitoral de 1828, que opôs Andrew Jackson a John Quincy Adams. O primeiro viria a tornar-se o sétimo presidente dos Estados Unidos. Nas cinco quintas-feiras seguintes, os telespectadores poderão conhecer mais dos duelos entre Abraham Lincoln e Stephen Douglas (1860), Harry Truman e Thomas Dewey (1948), John F. Kennedy e Richard Nixon (1960, eleição presidencial que ficou marcada por aquele que é, até hoje, um dos mais marcantes debates televisivos e que foi decisivo para a vitória de Kennedy), George H.W. Bush e Michael Dukakis (1988) e Bill Clinton e George H. W. Bush (1992).
O último episódio da série documental é transmitido a 10 de novembro, dois dias depois das eleições norte-americanas, que decidirão quem será o 45.º presidente dos Estados Unidos.