Charlie Hebdo critica "os catalães, mais idiotas do que os corsos"

O semanário satírico francês dedicou a capa e o editorial aos independentistas da Catalunha

A capa do jornal satírico Charlie Hebdo é dedicada esta semana ao processo de independência da Catalunha e como sempre não há lugar para subtilezas: "Os catalães mais tolos do que os corsos" é a frase na capa.

A imagem é uma caricatura com três homens vestidos de negro, de cara tapada e armados atrás de uma mesa e exigindo um debate.

O Charlie Hebdo compara assim o movimento independentista catalão com a organização da Frente de Libertação Nacional da Córsega (FNLC), que nasceu em 1976 para lutar pela independência da ilha francesa.

"Se todas as regiões da Europa que possuam uma língua, história ou cultura originais, começarem a reivindicar a sua independência, o Velho Continente vai rapidamente cair em pedaços como um pacote de gelo sob o efeito do aquecimento global", escreveu a revista no editorial intitulado "A idiotice ou a morte".

"E por que não proclamar tantas declarações de independência quanto o número de queijos e vinhos na Europa?", acrescentou ironicamente.

Segundo o jornal El País, não é a primeira vez que Charlie Hebdo ironiza a independência do governo de Puigdemont, nas últimas semanas foram publicados vários artigos no site do jornal, por exemplo o texto: "Como se diz democracia em catalão?".