'Capitalismo' com Varoufakis estreia-se no Odisseia

Explicar a crise económica o objetivo da série que conta com participações de 27 especialistas
Publicado a
Atualizado a

"[O realizador e produtor] Ilan Ziv cria uma cativante epopeia que ajuda a entender a crise atual e as desigualdades... Uma série que, sem dúvida, se transforma numa contribuição à reflexão económica e social", escreveu o Le Monde sobre Capitalismo, série documental em seis episódios que o Odisseia estreia esta quarta-feira em Portugal.

Considerada um dos melhores dez programas transmitidos em 2014 na TV em França (foi neste país que se estreou a nível mundial), a produção quer não só contar a história do capitalismo, como também fazer um retrato do mundo depois da crise financeira e antever o futuro das sociedades. Para isso, conta com as colaborações de 27 especialistas, entre eles o ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis, do economista francês Thomas Piketty e de Carol Heim, docente de Economia na Universidade de Massachusetts Amherst, Estados Unidos.

Gravada em 22 países ao longo de quatro anos, Capitalismo foi construída em torno de pensadores como Adam Smith, Marx, Hayek, Keynes e Karl Polanyi e quer encontrar respostas a questões chave. "A economia é um instrumento ao serviço da sociedade, ou será que nos tornámos escravos dela? É imprevisível, ou obedece às decisões do poder? Será o resultado das alterações políticas e tecnológicas? É o único sistema viável? Há saída para a crise? É o fim do sistema capitalista, ou apenas a sua evolução? Existe democracia sem capitalismo?", questiona a série.

Os episódios vão para o ar até dia 24 de fevereiro, sempre às 22.30.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt