Blogosfera está "viva, de boa saúde" e até já arrecada prémios

O blogue Por Falar noutra Coisa, da autoria de Guilherme Duarte, venceu nas categorias de entretenimento e de blogue do ano

"Ousada." "Inédita." "Louvável." "Original." "Cativante." Elogios não faltaram à primeira gala dos Prémios Blogs do Ano, uma iniciativa da Media Capital que reuniu dezenas de convidados na quinta-feira ao final da tarde, em Lisboa. O sucesso foi ditado pelos mais de dois mil candidatos, mais de 500 mil votos do público, 17 ilustres jurados e dez felizes contemplados, que subiram ao palco para provar que "digital" é a palavra do presente e, claro está, do futuro.

"Os blogues estão cá para ficar, assim como os vários tipos de comunicação e tecnologias derivadas. Vivemos uma era fascinante de invenção e criação permanente. E é tão óbvio premiar o que de melhor há na blogosfera, que custa a acreditar como é que estes prémios só surgiram agora", realça ao DN José Alberto Carvalho, apresentador da gala e jurado.

Todos aqueles que marcaram presença no evento reconheceram a expansão do universo dos blogues nos últimos anos e o peso que têm nos dias de hoje. "A blogosfera portuguesa está viva e de boa saúde. Há gente a escrever muito bem, há muita diversidade, e esta gala mostra precisamente que ainda há lugar para este tipo de espaços de reflexão. Espaços que ultrapassam a moda das redes sociais, que são mais imediatas, efémeras e menos profundas", sublinha Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial e colega de José Alberto Carvalho no painel de jurados.

Rosa Cullell, administradora do grupo Media Capital - que engloba não só a TVI e a Comercial, mas também a M80, a Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM -, acrescenta à perspetiva de ambos os diretores o facto de os blogues serem uma forma "inovadora" de pensar e analisar criticamente aquilo que nos rodeia. "São lugares onde entramos para conhecer novas formas de ver e perceber o mundo."
Lugares como Jessy James, plataforma de Jessica Athayde que venceu na categoria de Personalidade, A Pipoca mais Doce, de Ana Garcia Martins, triunfante na área de lifestyle, ou Por Falar noutra Coisa, de Guilherme Duarte, que venceu não só a estatueta de entretenimento como a mais cobiçada de todas: a de blogue do ano.

"Acho que o digital é o futuro. As pessoas ligam cada vez menos ao papel. É a evolução, é algo que temos de abraçar. Admiro muito, aliás, quem consegue viver de um blogue e pagar as contas, porque todos os colegas que aqui estão sabem que escrever um blogue exige um grande trabalho, esforço e investimento", explicou Athayde, que recebeu o prémio da mão da colega e amiga Rita Pereira.

Esta estrela da estação de Queluz de Baixo, por sua vez, marcou também presença na qualidade de jurada. "Até há bem pouco tempo, eu não era uma pessoa de blogues. Comecei a embrenhar-me mais quando colegas minhas, como a Jessica, a Leonor [Poeiras] e a Cristina [Ferreira] criaram os seus blogues. Pesquisei e quis saber o que é que havia mais para além de moda e beleza e, de facto, encontrei coisas muito interessantes, como o Por Falar noutra Coisa, que foi o Blog do Ano", exemplificou Rita.

Há, aliás, um prova irrefutável de que o digital está a avançar a todo o vapor. É a apresentadora Fátima Lopes, outra das juradas, que a evidencia. "A área digital compete cada vez mais com a televisão. Acho que toda a gente sabe isso e essa é a razão pela qual todas as televisões já têm uma plataforma online, para que as pessoas possam acompanhar as emissões através da internet", destaca, sem deixar de elogiar a realidade portuguesa: "Há muita riqueza. Há gente a fazer trabalho muito bom, muito profissional e cuidado."

É esse profissionalismo que, na opinião de Leonor Poeiras, elevou os blogues a este patamar. "Já não é uma coisa feita num buraquinho e em cinco minutos. Há um investimento maior, há coisas muito inovadoras. Eu própria fico surpreendida, porque há pessoas que abrem mesmo o coração nas suas plataformas", remata a apresentadora de Somos Portugal.

Ficou prometida uma segunda edição destes prémios para 2017.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG