Beyoncé e Adele. Duelo de titãs na corrida aos prémios MTV

Norte-americana e britânica são as mais nomeadas nos Video Music Awards, com 11 e 8 indicações. Bowie não foi esquecido

Têm em comum o "vozeirão" que partilham e são, muito provavelmente, as mais populares e aclamadas cantoras pop da sua geração. Não é, portanto, de estranhar que Beyoncé e Adele sejam as artistas com o maior número de nomeações aos MTV Video Music Awards 2016, que decorrem a 28 de agosto no Madison Square Garden, em Nova Iorque, numa cerimónia em direto transmitida pelo canal - em simultâneo também em Portugal.

Os nomeados para os prémios que vão eleger os melhores telediscos dos últimos 12 meses - por votação do público - foram agora anunciados pelo canal de música, que colocou a cantora norte-americana de 34 anos na liderança da corrida, com um total de 11 nomeações, um recorde para Beyoncé, que lançou este ano o álbum Lemonade, em qualquer edição dos MTV Video Music Awards.

Já a britânica Adele, que bateu recordes de venda com o seu disco 25, lançado no final do ano passado, soma oito indicações - sete delas para Hello, é a segunda mais nomeada desta edição. Depois de a cantora de 28 anos, seguem-se, respetivamente, no ranking das indicações, Drake (com seis), Ariana Grande (cinco), Rihanna (quatro), Justin Bieber (três) e Kanye West, The Weekend e Fergie (os três com duas nomeações cada).

Na categoria mais importante da 32.ª edição dos prémios, a de Vídeo do Ano, estão na corrida os telediscos de Hello, de Adele, Formation, de Beyoncé, Hotline Bling, de Drake, Sorry, de Justin Bieber, e Famous, de Kanye West.

Destaque ainda para David Bowie, que morreu em janeiro último aos 69 anos, vítima de cancro, com quatro nomeações póstumas - Melhor Direção de Arte para Blackstar e Melhor Direção, Melhor Edição e Melhor Cinematografia para Lazarus.

No campeonato feminino, Adele, Beyoncé, Sia, Ariana Grande e Rihanna "lutam" na categoria de Melhor Vídeo. Nos homens, a principal categoria será disputada pelos telediscos de Drake, Bryson Tiller, Calvin Harris, Kanye West e The Weeknd.

Drake, Desiigner, Bryson Tiller, Chance The Rapper e 2 Chainz foram os eleitos no género do hip hop, enquanto All Time Low, Coldplay, Fall Out Boy, Twenty One Pilots e Panic! At The Disco concorrem para Melhor Vídeo Rock. Já na eletrónica, o destaque foi para Calvin Harris & Disciples, 99 Souls, Mike Posner, Afrojack e Chainsmokers.

Este ano, e poucos meses depois de Beyoncé ter dado que falar pelo unanimemente aclamado telefilme Lemonade, que a HBO transmitiu e apresentou os temas do álbum com o mesmo nome, a MTV introduziu uma nova categoria nos Video Music Awards de 2016. Para além da mulher de Jay-Z estão na corrida para Melhor Vídeo de Longa-Metragem Florence + The Machine, Justin Bieber, Chris Brown e Troye Sivan.

No outro lado da barricada estão artistas como Justin Timberlake, Taylor Swift, Meghan Trainor, Selena Gomez, Nick Jonas, Pink ou Zayn Malik, que têm sido apontados pelos media e críticos como os principais ignorados pela MTV, sem qualquer nomeação - há exceção do último exemplo, o ex-elemento dos One Direction, que tem uma indicação para Melhor Efeitos Especiais em Pillowtalk.

A MTV anunciará, durante o mês de agosto, quem será o apresentador da cerimónia e quem irá atuar no Madison Square Garden.

Em 32 anos de MTV Video Music Awards, Madonna mantém-se como a artista mais galardoada, somando 20 prémios. O restante pódio é feminino, com Beyoncé a já ter vencido 16 galardões e Lady Gaga 13 - aqui em ex aequo com Peter Gabriel. É, de resto, o ex-elemento dos Genesis que detém o recorde para maior número de vitórias para um único teledisco, com Sledgehammer.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG