A Wikipédia inventou o rei português D. Jimenex. Há mais mentiras
Se nem tudo o que se encontra na Web corresponde à verdade, o que está escrito na Wikipédia - uma plataforma que conta com a contribuição de anónimos - segue, naturalmente, o mesmo princípio. Apesar de muitos dos erros serem corrigidos, houve mentiras que duraram décadas (ou cinco minutos). Na lista das falácias que foram sendo veiculadas através da enciclopédia virtual também surgem uma aldeia portuguesa que nunca existiu e uma batalha imaginária.
A aldeia "histórica" de "Manão" esteve online durante quatro anos e dois meses - foi apagada a 14 de julho de 2011 - e teria sido fundada em 1277 pelo rei D. Jimenex (que nunca existiu). Mas foi preciso ainda mais imaginação para apurar a história do falso "Conflito de Bicholim".
Segundo o jornal Público, esta entrada falsa na Wikipédia contava a (longa) história de uma guerra que teria durado entre 1640 e 1641. os oponentes eram Portugal e o Império Marata. A mentira durou cinco anos (só foi apagada em 2012).
A Wikipédia deteta muitos erros e imprecisões -. que vão sendo corrigidos - e até criou uma lista com as mentiras que têm enganado (e entretido) os internautas.
Aqui estão as que estiveram mais tempo ativas.
1. Bine, um demónio mitológico.
Durante 12 anos e quatro meses (foi apagado em agosto de 2017). existiu - mas só na Wikipédia - um demónio da mitologia acadiana, que era filho de um carpinteiro e tinha morrido e ressuscitado. Parece-lhe familiar? As semelhanças a Jesus Cristo faziam parte da mentira, detetada por um editor que estranhou não existir uma única referência na entrada criada por um anónimo.
2- Milk Studios, era uma vez uma empresa na Suécia
Durou 11 anos e 8 meses esta falsa entrada. Uma empresa de produtos de papelaria, com 30 anos de experiência e que tinha fábricas na Suécia, Noruega e EUA. Porquê que foi inventada? É um mistério. A desconfiança veio também da falta de referências sobre a Milk Studios.
3- O inventor do "cream soda"
Durante 11 anos e 5 meses muitos acreditaram que tinha sido George K. Broomhal, um general que lutou pelos unionistas na guerra civil norte-americana, a criar esta bebida com sabor a baunilha. Sim, adivinhou, era mentira.
4- Quem quer gravar a nova série da HBO?
Talvez ninguém tenha tentado, até porque Sheer Perfection, a série que a HBO ia estrear em 2006, nunca existiu... Esteve presente na enciclopédia online 11 anos.
5- O violador que só atacava obesas
Podia ser um enredo de um filme, mas queria fazer-se passar por referência histórica: Jack Robichaux tinha sido um violador do século XIX, que atacava mulheres obesas na cidade de Nova Orleães. Esteve na Wikipédia durante dez anos ate que alguém se lembrou de ir confirmar a existência deste "novo"Jack. Nunca existiu.