Reportagem do DN “Tráfico de Seres Humanos” foi distinguida pela AMI
A reportagem “Tráfico de seres humanos para a agricultura em Portugal", da jornalista Céu Neves e publicada no Diário de Notícias em abril de 2023, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença, uma parceria com o Sindicato dos Jornalistas e a AMI.
O júri realçou a grande investigação que aborda uma rede de tráfico laboral, sexual e até mesmo escravatura em Portugal e em pleno século XXI: "Ao longo de vários artigos, Céu Neves demonstra toda a sua experiência e capacidade jornalística neste desvendar de uma realidade de todos os dias”, segundo se pode ler no comunicado do evento.
As reportagem “O cancro tem latitude e longitude”, da jornalista Ana Tulha e do fotojornalista Leonel de Castro, para a Notícias Magazine, também recebeu uma menção honrosa.
Nesta edição foram premiados os trabalhos “Violeta”, de Filipe Santa-Bárbara (TSF), “Ao fim de 40 anos, Vicente não queria sair da prisão”, da jornalista Ana Cristina Pereira (Público) e “Crimes em Claro”, de Susana André (SIC).
O Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença é um retrato do que representa a atividade da AMI ao redor do mundo. Na cerimónia de entrega do prémio, o Presidente da AMI apelidou de “arautos dos Direitos Humanos os jornalistas que se dedicam a alertar, denunciar e sensibilizar para temáticas tantas vezes esquecidas e ignoradas, sendo, frequentemente, a única voz da população vulnerável.”