D.R.
D.R.

Estado passa a deter 100% do capital social da agência Lusa

O Estado detém agora 2.129.690 ações, a totalidade do capital social da Lusa, que representa o montante global de 5,3 milhões de euros.
Publicado a
Atualizado a

O Estado Português passou a ser titular da totalidade das ações da agência Lusa, tendo concluído o processo de concentração do capital social.

"Através da Entidade do Tesouro e Finanças, foram adquiridas 58 mil ações da Lusa a 2,50 euros cada, até agora detidas pela NP –Notícias de Portugal, Cooperativa de Utentes de Serviços de Informação, CRL, Esta aquisição sucede à aquisição, também já executada, da participação que era detida pela RTP", explicou esta sexta-feira, 21 de novembro, o ministério da Presidência, num comunicado enviado às redações.

O Estado detém agora 2.129.690 ações, a totalidade do capital social da Lusa, que representa o montante global de 5,3 milhões de euros.

D.R.
OE2026: Governo desembolsa 45 milhões para a Comunicação Social. RTP e Lusa absorvem 28 milhões

Paralelamente, o Governo aprovou o projeto do novo modelo de governação da agência noticiosa.

"Os Ministros de Estado e das Finanças e da Presidência aprovaram um projeto de novos estatutos da Agência Lusa, que altera o modelo de governação da sociedade com vista a reforçar a sua capacidade e agilidade executiva, bem como a independência da atividade informativa e noticiosa da agência face aos poderes políticos, económicos, sociais e desportivos", pode ler-se na nota.

Estão marcadas, para o dia 26, reuniões com o Conselho de Administração, a Direção de Informação e a Comissão de Trabalhadores da Lusa assim como a ERC, para troca de impressões sobre o novo modelo.

D.R.
PS questiona Governo se está prevista revisão do modelo de governação da Lusa
D.R.
Estado só comprará posição de privados na Lusa ao "preço justo"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt