Capa do DN sobre novo Papa em destaque no The New York Times
A primeira página do DN acerca da eleição do papa Leão XIV

Capa do DN sobre novo Papa em destaque no The New York Times

Jornal norte-americano escolheu primeira página do DN, entre muitas outras de jornais impressos de todo o mundo, para analisar “o momento histórico” do anúncio do novo Papa.
Publicado a
Atualizado a

Na era digital, o jornal norte-americano, The New York Times, quis analisar como é que os jornais impressos capturaram o “momento histórico” do anúncio do Para Leão XIV, ao final da tarde de quinta-feira, dia 8 de maio, em Roma. E, segundo o jornal explica, na sua edição de 10 de maio, a imprensa escrita descreveu este momento com “manchetes cheias de trocadilhos, referências à sua nacionalidade, à sua mensagem, com imagens do momento e uma dose de solenidade”.

O DN foi um dos destacados entre jornais norte-americanos, da América Latina, da Europa e da Ásia, pela imagem escolhida e pelo título, que o The New York Times considera que foi dos órgãos, tal como o francês Libération, optaram por “publicar uma postura mais piedosa, retratando o Papa Leão XIV com as mãos juntas em oração”, explica o jornal.

A primeira página do DN acerca da eleição do papa Leão XIV
A primeira página do DN acerca da eleição do papa Leão XIV



Pelo mundo inteiro, refere o NYT, foram muitos os jornais que optaram por usar a expressão em Latim, "Habemus papam", que significa "Temos Papa". Só nos jornais ingleses foi raro encontrar “uma expressão estrangeira em manchete”, optando estes órgãos, como o Sun, um tablóide, por usar uma expressão britânica, "God Bless American" (Deus abençoe os americanos). O Daily Mirror irlandês optou também por escolher "Let U.S. Pray" (Vamos Rezar).


Nos jornais norte-americanos, o NYT destaca os de Chicago, cidade onde nasceu e cresceu Robert Francis Prevost, “como um herói local”, explicando que o “Chicago Tribune reivindicou o Papa Leão XIV para a cidade, escrevendo "O Papa de Chicago"”. O The Chicago Sun-Times dizia "DA POPE!", uma expressão “atrevida” associada ao futebol americano e à equipa dos Chicago Bears, “Da Bears”. O Philadelphia Inquirer, que publicou a manchete "Um Papa Americano", optou por destacar que “Leão XIV é ex-aluno da Universidade Villanova, a instituição católica sediada num subúrbio da Filadélfia”, cita o NYT.

Passando aos jornais italianos, o NYT destaca que o Corriere della Sera optou por "O Papa Americano”, citando ainda o jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, que traduziu o momento assim: "Temos um Papa. Robert Francis Prevost, que se autodenominou Leão XIV".

Os jornais peruanos proclamavam em manchetes: "Um Papa Peruano", já que Roberto Francis Prevost, que viveu muitos anos como missionário neste país, assumiu a nacionalidade quando se tornou bispo da Diocese de Chiclayo, uma cidade no norte do Peru, de 2015 a 2023.

O Mercurio, jornal chileno, escolheu para a manchete “Papa Leão XIV, peruano e americano”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt