Wine In Azores Terceira apresenta mais de mil vinhos à prova

A terceira edição da feira Wine In Azores Terceira, que decorre de 03 a 05 de maio, em Angra do Heroísmo, contará com mais de mil vinhos à prova, e espera atrair mais de sete mil visitantes.

"São 50 stands. Há stands com mais do que uma marca. Estamos a falar à volta de 1.000/1.200 vinhos à prova", avançou hoje Joaquim Coutinho, da empresa Gorgeous Azores, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

Segundo o vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo Guido Teles, no ano passado, o evento atraiu cerca de sete mil pessoas e a autarquia estima que este ano esse valor seja ultrapassado.

"Resta que o tempo ajude a atrair muita gente, nessa altura, para a Vinha Brava e que a população adira ainda mais do que aderiu no ano passado, sendo certo que, no ano passado, já tivemos um número que rondou as sete mil pessoas a participar no evento, o que já é demonstrativo de facto da dinâmica e da dimensão que o Wine In Azores Terceira vem atingindo ao longo destes anos", frisou.

Além da exposição e prova de vinhos, o evento reforça este ano a animação musical e as apresentações de 'chefs' nacionais, contando com a presença de Renato Cunha, Luís Portugal, José Júlio, Tiago Santos, Márcio Silva e Paulo Mota.

Estão previstos também três jantares vínicos, num hotel de Angra do Heroísmo, dois deles com vinhos dos Açores.

Para Joaquim Coutinho, a deslocação dos 'chefs' à ilha Terceira permite, por um lado, promover os produtos gastronómicos locais e, por outro, dar uma oportunidade de formação à hotelaria e à restauração da ilha.

"Há uma troca de experiências muito grande", sublinhou, alegando que há ainda "muito trabalho a fazer" na melhoria das cartas de vinhos dos restaurantes da ilha Terceira.

Também Guido Teles defendeu que a deslocação dos chefs pode potenciar a exportação de produtos locais e realçou a visibilidade que o evento poderá dar à ilha Terceira, do ponto de vista turístico.

"É mais um evento de grande escala que ocorre cá, que acaba por ter uma capacidade de promover o concelho e a ilha no exterior e num dos mercados mais relevantes que nós temos a nível turístico, que é o nacional e que aprecia os vinhos de qualidade", salientou.

O Wine In Azores Terceira realiza-se no Parque Multissectorial da Ilha Terceira, num espaço com cerca de seis mil metros quadrados, em conjunto com uma feira de atividades económicas organizada pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), que deverá contar com a participação de uma centena de empresas.

"Já abrimos as inscrições e podemos dizer que já temos cerca de metade dos espaços reservados, o que é um pronuncio de uma boa adesão do setor empresarial, dos vários setores desde a parte do comércio, à alimentação, da construção ou de serviços", adiantou José Toste, da CCAH.

Com um apoio de 20 mil euros da autarquia de Angra do Heroísmo, o Wine In Azores Terceira tem um orçamento estimado entre 75 a 100 mil euros.

A entrada no recinto tem um custo de dois euros e meio e, mediante a aquisição de copos de três ou cinco euros, os consumidores podem provar todos os vinhos presentes na feira.

Exclusivos