Vila Real de Santo António com nova concessionária para água e saneamento a partir de dia 1
Vila Real de Santo António vai ter, a partir de 01 de janeiro, uma concessionária privada para os serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais do concelho, foi hoje anunciado.
A empresa concessionária Águas de Vila Real de Santo António, do grupo Aquapor, que inicia a sua operação no dia 01 de janeiro, depois de ter vencido o concurso internacional lançado pelo município, vai servir uma população de mais de 20 mil clientes e gerir uma rede de distribuição de água de 217 quilómetros.
A empresa terá um orçamento superior a 52 milhões de euros, 46 milhões dos quais revertem para o município e 6,5 milhões serão aplicados na "renovação das redes de abastecimento de água e saneamento e no reforço dos serviços de atendimento e controlo", lê-se no comunicado hoje divulgado.
O sistema inclui cinco reservatórios e estações elevatórias e duas válvulas redutoras de pressão, rede de drenagem, de caráter separativo, com uma extensão total de cerca de 156 quilómetros de coletores gravíticos, aos quais se acrescentam aproximadamente 17 quilómetros de condutas elevatórias.
A empresa terá disponíveis para o atendimento ao público três postos (Loja da Água), em cada uma das três freguesias do concelho: uma no centro de cidade, próxima da Praça do Município, uma em Monte Gordo e, outra, em Vila Nova de Cacela.
No que respeita à frota, será composta por cinco viaturas ligeiras de passageiros, sete ligeiras de mercadorias, duas viaturas de caixa até 2.500 quilos, um camião com equipamento de desobstrução e limpeza e duas motorizadas.
A nova empresa é detida a 100% pelo Grupo AQUAPOR, que opera no mercado há 30 anos e está presente em 14 concessões nacionais e internacionais, com mais de 1,3 milhões de habitantes abrangidos.