TEPe abre competição de videodança no Inshadow 2018 Teatro do Bairro
A iniciativa decorre no âmbito da 10.ª edição do Festival Inshadow´18, sendo que a competição internacional de videodança contempla cinco sessões em que estarão presentes realizadores e coreógrafos, refere uma nota da organização.
Cinema, dança e performances no teatro do Bairro marcam esta edição do In shadow Festival ao qual se apresentam realizadores e coreógrafos de vários pontos do mundo para mostrarem como da arte do movimento se evoluiu para a dança.
No júri do InShadow vão estar a bailarina, coreógrafa e escritora Diana Bastos Niepce, a artista e cenógrafa Mafalda Estácio, o consultor de comunicação e fotógrafo Paulo Soares.
Este ano o júri Escolas é formado por Catarina Canelas, Francisco Romão (ETIC), Helena Santos (ESEL), Margarida Garcez (ESD), Rita Ferreira (FLUL).
O Melhor Filme será premiado pela Conserveira de Lisboa, o Melhor Realizador Português pela ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, o Melhor Filme Português pela Adega Mayor e o Melhor Filme Internacional pela Associação Amigos da Cerca | Soudos - Espaço Rural das Artes.
O público também é júri e nomeará o melhor filme da Competição Internacional de Videodança.
A performance de abertura - TEPe -- cruza dança, música e tecnologia enquanto a de encerramento, 2062, apresenta-se em estreia nacional e versa sobre um mundo distópico encenado em tempo real e que junta as linguagens do teatro, do vídeo, da animação, música, do multimédia com centenas de objetos que se cruzam para contar uma história com linguagem própria.
O InShadows termina com a entrega dos prémios e uma festa, iniciativas apoiadas pela Câmara Municipal de Lisboa, DGARtes, Embaixadas de Espanha, de Israel, Instituto Italiano de Cultura, Institut Français, Conserveira de Lisboa, ETIC -- Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, Fundação Portuguesa das Comunicações, Delta, Adega Mayor, Associação dos Amigos da Cerca, Soudos -- Espaço Rural das Artes, e pelas rádios Antena 1 e Antena 3.