Tendência Esperança em Movimento (TEM) do CDS vai ter provedor do militante

A tendência do CDS Esperança em Movimento (TEM) elegeu hoje a comissão executiva na sua primeira reunião geral, em que criou a figura do provedor, que receberá dos militantes sugestões e queixas sobre a vida interna centrista.

"Aproveitando o facto de estarmos nos órgãos do partido, a figura do provedor TEM permitirá que qualquer militante nos possa contactar, para colocar questões, denunciar situações, queixas, que depois levaremos aos órgãos competentes", disse à Lusa o porta-voz da TEM, Abel Matos Santos.

A comissão executiva da TEM, a primeira tendência interna do CDS a formalizar-se, foi eleita, por unanimidade, através de voto em urna, no encontro que reuniu cerca de 80 militantes na sede do CDS em Lisboa, de acordo com Abel Matos Santos.

A comissão executiva é composta por Abel Matos Santos, Luís Graça e Mário Cunha Reis.

Nesta primeira reunião geral foi ainda apresentada a página da internet da tendência - disponível em www.temcds.org -, na qual estará disponível a "história do CDS, documentos históricos inéditos, galerias fotográficas", revelou Abel Matos Santos.

Antes da reunião, decorreu uma conferência com os investigadores e docentes Rita Seabra Brito e o Riccardo Marchi. Rita Seabra Brito falou do tema "democracia-cristã e o futuro da Europa" e Riccardo Marchi sobre "as direitas europeias e os populismos contemporâneos".

Os estatutos do CDS-PP preveem, no capítulo V, a existência de "correntes de opinião", que, de acordo com o artigo 43.º, "têm direito a indicar um representante para a Comissão Política Nacional, a serem ouvidos pelos órgãos deliberativos nacionais do partido, neles se fazerem representar e a apresentar documentos".

Até à formação desta tendência, as correntes de opinião têm funcionado informalmente, como tem sido o caso do movimento Alternativa e Responsabilidade (AR), de Filipe Anacoreta, em que participou Abel Matos Santos e outros signatários da TEM, que se define tendo cariz democrata-cristão.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG