SEF lança projeto para renovação de autorizações de residência através do telemóvel
A iniciativa, denominada 'Smart SEF ID' e que vai arrancar de imediato, foi apresentada durante a cerimónia que assinalou o 43.º aniversário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Segundo o SEF, esta ferramenta vai permitir a criação de uma identidade digital para estudantes estrangeiros universitários renovarem a respetiva autorização de residência.
O projeto piloto vai decorrer, durante alguns meses, com estudantes estrangeiros da Universidade de Coimbra e, "se funcionar bem", será alargado a outros estabelecimentos do ensino superior e instituições, disse aos jornalistas a diretora nacional do SEF.
Cristina Gatões adiantou que, através desta ferramenta, um cidadão estrangeiro pode iniciar o processo de renovação de autorização de residência, desde que tenha a aplicação do SEF no telefone e se desloque a um quiosque para recolha dos dados biométricos e faça a confirmação que esses dados já constam dos serviços do SEF.
A diretora do SEF explicou que a renovação é feita "através da app instalada no telemóvel".
"É um projeto piloto, inovador que nunca foi testado em lado nenhum e é uma experiência única na Europa", disse, manifestando confiança que esta ferramenta possa mudar "de uma forma definitiva a interação entre os cidadãos estrangeiros e o SEF".
Cristina Gatões explicou que o projeto vai ser desenvolvido nos próximos meses e que o objetivo é que o cidadão estrangeiro consiga fazer todo este processo "na hora ou no mesmo dia".
O SEF considera ainda que "a criação de uma entidade móvel digital para estudantes universitários estrangeiros gerada através de uma aplicação móvel e da utilização de quiosques de registo disponíveis nas universidades acreditadas para o efeito representa mais um passo para a modernização administrativa".