SAP da Marinha Grande regressa a 24 horas por dia e centro de saúde com mais médicos

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) da Marinha Grande vai voltar a funcionar normalmente 24 horas por dia a partir da próxima semana, anunciou hoje o município deste concelho do distrito de Leiria.

Numa nota de imprensa, a Câmara adiantou que a Administração Regional de Saúde do Centro contratualizou médicos através de uma empresa, o que permitirá ao SAP voltar a funcionar dentro da normalidade.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) entrará em funcionamento com oito médicos, oito enfermeiros e cinco administrativos, com horário de funcionamento das 08:00 às 20:00, informa ainda a autarquia liderada por Cidália Ferreira (PS).

Segundo a nota, as três vagas para médicos que foram abertas através de concurso nacional para o concelho foram ocupadas, pelo que, destes, dois ficarão no Centro de Saúde da Marinha Grande e um na extensão de saúde da freguesia de Vieira de Leiria.

"Com este reforço, serão criadas duas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), da qual farão parte 14 médicos e o respetivo pessoal de enfermagem e administrativo, que funcionarão também das 08:00 às 20:00", remata o comunicado.

Exclusivos

Premium

Vida e Futuro

Formar médicos no privado? Nem a Católica passa no exame

Abertura de um novo curso de Medicina numa instituição superior privada volta a ser chumbada, mantendo o ensino restrito a sete universidades públicas que neste ano abriram 1441 vagas. O país está a formar médicos suficientes ou o número tem de aumentar? Ordem diz que não há falta de médicos, governo sustenta que "há necessidade de formação de um maior número" de profissionais.