Quatro mortos na Caxemira indiana em tiroteio que originou protestos populares
As autoridades indicaram que o tiroteio teve hoje início num bairro no sul da cidade de Pulwama, quando polícias e soldados vasculhavam a área à procura de rebeldes que lutam contra a presença indiana em Caxemira.
Dois soldados e o irmão do civil morto também ficaram feridos nos combates.
Os combates provocaram protestos e confrontos quando centenas de moradores tentaram marchar para o local onde ocorria o tiroteio, em solidariedade com os separatistas, apesar do bloqueio de segurança na área.
As forças de segurança dispararam tiros e gás lacrimogéneo contra os manifestantes que responderam com o arremesso de pedras.
A região de Caxemira é reivindicada tanto pela Índia como pelo Paquistão desde o fim da colonização britânica, em 1947.
O total das forças indianas na parte controlada por Nova Deli é estimado em cerca de 500.000 efetivos.
A rebelião separatista destabiliza a Caxemira indiana desde 1989.
A Índia acusa o Paquistão de apoiar de forma dissimulada as infiltrações na sua parte do território e a própria revolta armada, o que Islamabad sempre negou.