Preços de alimentos baixaram em Moçambique em abril - Programa Alimentar Mundial

Os preços de arroz, grão e farinha de milho baixaram em Moçambique no mês de abril e de uma forma generalizada em todo o país, conclui um levantamento feito pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).

Graças aos bons resultados das colheitas, "o preço dos produtos alimentares começou a cair em todo o país" e o PAM espera que "continuem a cair, à medida que a safra avança" dada a "reduzida procura por alimentos, especialmente cereais".

De acordo com o levantamento publicado na quinta-feira na Internet, a redução puxou os preços para valores ao nível de abril de 2016 ou até ligeiramente abaixo.

Ainda assim, no que respeita ao arroz, "os preços permanecem muito acima da média nacional de cinco anos e da média nacional de abril de 2016", nota o PAM.

A seca, a crise financeira e económica que o país atravessa e o conflito militar que prevaleceu no centro e norte até dezembro agravaram a situação de insegurança alimentar em Moçambique no último ano para níveis de que tenta agora recuperar.

O levantamento realizado pelo PAM teve como base telefonemas para 80 comerciantes espalhados por 27 distritos e faz parte da unidade VAM - Vulnerability Analysis and Mapping do programa.

Desde 2008, a unidade reúne informações de preços de mercado sobre os produtos básicos mais consumidos em 1.535 mercados em 78 países para fortalecer a análise da segurança alimentar.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG