Portugal e Croácia assinaram programa de cooperação para 2018-2020 -- Marcelo
O chefe de Estado falava numa declaração aos jornalistas, tendo ao seu lado a Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, que hoje recebeu no Palácio de Belém, em Lisboa, no início da sua visita de Estado a Portugal.
"Acabámos de assinar um programa de cooperação entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República da Croácia nos domínios da língua, da educação, da ciência, da cultura, do desporto, da juventude para o período 2018-2020", declarou.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que as relações entre Portugal e a Croácia têm um grau de "excelência" e que este programa de cooperação é "mais um sinal da vitalidade" desse relacionamento e constitui "uma ponte para um futuro ainda mais intenso de cooperação e amizade entre os dois povos e os dois países".
O Presidente da República salientou que esta é "a primeira visita de um Presidente da Croácia a Portugal", em retribuição à deslocação que efetuou à Croácia em maio do ano passado, e disse tratar-se de "um momento histórico".
Sobre o encontro de hoje com Kolinda Grabar-Kitarovic, adiantou que os dois discutiram "o futuro da União Europeia" -- à qual a Croácia aderiu em 2013, sendo o seu mais recente Estado-membro.
"Portugal e Croácia são países pró-europeus. Acreditamos nos valores da coesão, do desenvolvimento humano e da solidariedade", afirmou.
"Conhecemos a importância do projeto europeu para os nossos cidadãos, as nossas empresas e as nossas universidades. Por isso, participamos ativamente na União Europeia, contribuindo para o debate, apresentando ideias e defendendo um projeto que garante a paz e o desenvolvimento económico e social no nosso continente", acrescentou.
O chefe de Estado reiterou a mensagem de que há posições de fundo coincidentes nesta matéria: "Convergimos no objetivo de manter o apoio e o entusiasmo dos nossos cidadãos no projeto europeu, combater os populismos, os extremismos, e avançar com ideias que aumentem a força da nossa União, incluindo no contexto internacional".
De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou-se também "a convergência de pontos de vista entre Portugal e a Croácia quanto às migrações".
O Presidente da República expressou a vontade de aprofundar as relações bilaterais, nos planos político, económico, cultural e social, que disse estarem assentes "numa partilha de valores e princípios de que é reflexo pertença à União Europeia, à Aliança Atlântica e ao Conselho da Europa".
"Nos últimos 25 anos não registámos um único problema no nosso relacionamento", referiu.
Marcelo Rebelo de Sousa saudou ainda "a colaboração permanente nas Nações Unidas e no plano europeu quanto às presidências croata, primeiro, e portuguesa, depois, da União" e, por outro lado, assinalou "o êxito do ensino da língua e da cultura portuguesas" na Croácia e "agora o início do ensino da língua croata na Universidade de Lisboa".