Politécnico do Cávado e Ave cria "Escola de Verão" em Esposende

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) e a Câmara de Esposende assinaram hoje um protocolo para a dinamização, naquele concelho, de uma Escola de Verão, que promoverá formação avançada, informou o município.

Em comunicado, o município refere que a oferta da escola consistirá, designadamente, em seminários, conferências, cursos breves, ações de formação e programas de formação nacionais e internacionais.

"Este protocolo tem subjacente a necessidade de uma formação profissional permanente e a interação do ensino superior com o tecido empresarial, bem como a prestação de serviços nas áreas científicas e tecnológicas à comunidade envolvente e, em especial, aos jovens, aos empresários, às empresas e aos seus trabalhadores", acrescenta.

O protocolo contempla o apoio à inovação e ao empreendedorismo, à investigação e ao desenvolvimento dos projetos dos empreendedores.

Prevê ainda colaboração na integração de estudantes e diplomados do IPCA, designadamente no âmbito dos estágios curriculares e profissionais dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, das licenciaturas e dos mestrados em contexto laboral e de outros programas de integração dos diplomados nas empresas.

A cooperação desenrolar-se-á no planeamento e desenvolvimento de projetos de investigação em todas as áreas de atuação do IPCA e que se revelem de interesse para as empresas do concelho de Esposende.

Será fomentada a investigação e desenvolvimento nas áreas de especialização das Escolas de Gestão, de Tecnologia, do Design e da Hotelaria e Turismo.

Além do funcionamento de uma Escola de Verão, o Município de Esposende vai acolher um 'cluster' digital e pretende captar para o seu centro de negócios 'startups' criadas no IPCA.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, explica que a intenção é criar um "espaço de excelência" no que toca ao desenvolvimento tecnológico.

"O nosso concelho está vocacionado para o turismo, mas temos que acautelar o futuro da nossa população. Esta parceria com o IPCA dá-nos garantias de futuro e, por isso, este é um dia histórico para Esposende", defende Benjamim Pereira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG