Pedrógão Grande: Presidente chinês envia mensagem de condolências a Marcelo Rebelo de Sousa
Na mensagem, o líder chinês diz ter ficado "chocado" ao saber que o incêndio em Portugal causou grande número de vítimas e prejuízos materiais, detalha a Xinhua.
Xi Jinping "endereçou sentidas condolências e um sincero pesar às vítimas e seus familiares, em nome do Governo e do povo chinês e dele próprio", acrescenta.
O também secretário-geral do Partido Comunista da China disse acreditar que os portugueses vão ultrapassar o desastre e reconstruir a sua terra natal, sob a liderança do Presidente e Governo de Portugal.
O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.
O último balanço oficial dá conta de 64 mortos e 135 feridos.
Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.
Além de Pedrógão Grande, existem quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. Em todo o País, os fogos mobilizam um total de cerca de 2.155 operacionais, 666 veículos e 21 meios aéreos.