Palácio de Mafra tem miniatura construída a partir de tecnologia laser
Mafra, Lisboa, 14 nov (Lusa)- O Palácio de Mafra é o primeiro monumento tutelado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGCP) a ter uma miniatura construída a partir de tecnologia laser usada pelos arquitetos na reprodução tridimensional de edifícios já existentes, informou aquele organismo.
A maquete contemporânea do palácio é apresentada na quinta-feira e encerra as comemorações do tricentenário do lançamento da primeira pedra do monumento.
A miniatura foi construída pelas oficinas de Manuel Gaspar, depois de o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, ter procedido a observações, medições, a um levantamento fotográfico de todas as posições do monumento e a um varrimento laser tridimensional.
Esta técnica moderna "permitiu uma minuciosa medição e transcrição gráfica de todos os componentes das fachadas do Real Edifício, bem como da sua forma arquitetónica", resultando na construção fidedigna de uma miniatura do monumento, explicou a DGPC.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O estudo e a execução da maquete contaram com o apoio de mecenas.