Nova resposta social disponibiliza material a idosos carenciados de Monção

Camas articuladas, cadeiras de rodas ou andarilhos são alguns dos equipamentos disponibilizados pela nova resposta social para idosos carenciados de Monção numa parceira que envolve entidades públicas e privadas, disse hoje à Lusa o presidente da câmara local.

António Barbosa (PSD) explicou que a resposta social, denominada "Ajuda-te-Banco de Ajudas Técnicas", resulta de "um acordo de parceria entre a câmara, o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, cinco instituições sociais e a Casa Agrícola de Monção e Melgaço, empresa que financia o projeto com 13 mil euros".

O projeto "disponibiliza, gratuitamente, aos idosos mais carenciados do concelho, material ou equipamento de apoio destinado a promover a sua mobilidade, recuperação e reabilitação, nomeadamente camas articuladas, cadeiras de rodas, canadianas, andarilhos ou cadeiras de banho".

Para António Barbosa, "com a implementação do projeto os idosos passam a ter condições adequadas de mobilidade, representando mais um passo na proteção social dos idosos" daquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

"O apoio da empresa parceira neste projeto tem sido extraordinário. Espero que constitua um incentivo para que outras empresas interiorizem este gesto e sigam este exemplo altruísta e solidário", sustentou o autarca.

As "ajudas técnicas preveem o acesso de toda a população idosa do concelho, sendo atribuídas gratuita e exclusivamente aos idosos mais carenciados, aos portadores de deficiência ou àqueles que necessitem de ajuda técnica por perda de autonomia física ou psicológica".

A vigência do acordo "está condicionada à capacidade de resposta do "Banco de Ajudas Técnicas", terminando quando se verificar a falta de recursos disponíveis, quer pela sua ausência quer pela deterioração dos materiais existentes".

De acordo com o regulamento daquela resposta social, a entidade promotora é o Centro Paroquial e Social de Barbeita, envolvendo mais quatro instituições sociais: Santa Casa da Misericórdia de Monção, Centro Paroquial e Social de São Pedro de Merufe, Centro Paroquial Social Padre Agostinho Caldas Afonso, e o CENSO - Centro Social, Cultural e Recreativo das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG