Marcelo condecora arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles no seu 95.º aniversário

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar o arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, que hoje completa 95 anos, com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

"Em nome de Portugal, decidi agraciar o arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em homenagem aos relevantes serviços que prestou ao país e em celebração do seu 95.º aniversário", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota hoje divulgada na página da Presidência da República na Internet.

Nesta nota, o Presidente da República associa-se "com a maior alegria" às condecorações do 95.º aniversário de Gonçalo Ribeiro Telles e considera que "Portugal tem uma dívida de gratidão" para com este arquiteto paisagista de "espírito visionário".

"Pela verticalidade ímpar do seu carácter, pela integridade absoluta da sua independência, pelo seu pioneirismo e espírito visionário na defesa do ambiente e da qualidade de vida, o arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles conquistou o apreço de todos os portugueses e tornou-se uma figura de referência nacional", escreve o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa descreve-o como "cidadão corajoso e empenhado, homem de profundas convicções" que se bateu "pela democracia e pela liberdade antes e depois do 25 de Abril de 1974".

"Mais tarde, ocupou cargos públicos do maior relevo, destacando-se quer pelos alertas que fez, ao longo de décadas, para diversas ameaças ao ambiente e à qualidade de vida dos Portugueses, quer por uma intervenção cívica permanente em prol de um adequado ordenamento do território, da proteção da floresta e dos diversos ecossistemas naturais e da promoção de um desenvolvimento harmonioso e equilibrado", acrescenta.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir "quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG