Mais de mil estudantes caminham por um mundo sustentável em Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira, Lisboa, 14 mai 2019 (Lusa) -- Mais de 1.000 estudantes do 3.º ciclo e secundário vão participar na primeira caminhada por um mundo mais sustentável, em Vila Franca de Xira, na quarta-feira, anunciou a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) AIDGLOBAL.

De acordo com a organização, esta iniciativa insere-se num projeto europeu que tem como objetivo sensibilizar os mais jovens e a opinião pública, em torno de objetivos de desenvolvimento sustentáveis, definidos pelas Nações Unidas para implementação até 2030.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, explicou que o projeto 'Walk the Global Walk' está a levar os jovens para as ruas, para caminharem em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 12 países europeus.

"Este é um projeto europeu que tem feito com que os jovens das escolas de 12 países caminhem em prol dos ODS. Na semana passada, na sexta-feira, esta caminhada ocorreu em Florença. Esta semana vai estar a acontecer em Portugal e no Chipre", realçou, sugerindo que se deveria realizar em todos os países europeus.

Esta edição da caminhada 'Walk the Global Walk' integra Itália, França, Chipre, País de Gales, Escócia, Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Bósnia-Herzegovina e Albânia e 8 organizações da sociedade civil (OSC).

Cada país é representado por um município e uma organização da sociedade civil, que participa como parceiro técnico das autarquias.

Com a intenção de realizar a caminhada todos os anos, Susana Damasceno recordou que esta iniciativa ocorre na sequência de um trabalho pedagógico realizado pela AIDGLOBAL e pelos seus parceiros, que elaboraram planos de aulas com propostas de atividades.

"O projeto, em Portugal, está a ser promovido AIDGLOBAL, que tem como missão agir, incluir e desenvolver pela educação, em parceria com o município de Vila Franca de Xira", no distrito de Lisboa, frisou.

Esta caminhada é a conclusão de uma fase de um projeto que elegeu 70 jovens líderes que mobilizaram os seus pares para a promoção de um mundo melhor, que, em 2019, tem como tema as comunidades e cidades sustentáveis.

"Este projeto elegeu três ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] como os principais. Este ano, é comunidades e cidades sustentáveis, para o ano serão as alterações climáticas e depois será o 16.º ODS, que tem a ver com a paz, justiça e instituições eficazes", salientou Susana Damasceno.

Segundo a presidente da AIDGLOBAL, estas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidadania ativa.

"Estes projetos servem para a promoção de uma cidadania ativa dos jovens a chamarem a si a responsabilidade de agir, de denunciar e de intervir neste mundo no qual eles são, de facto, o futuro", disse Susana Damasceno, exemplificando com a realização de ações como voluntariado e caminhadas.

A caminhada 'Walk the Global Walk' vai começar no Jardim Municipal de Vila Franca de Xira e terminará no Parque do Cevadeiro.

A iniciativa está integrada num projeto europeu desenvolvido pela AIDGLOBAL que agrega a eleição de jovens líderes com o papel de sensibilizar os mais novos, formações de professores, cursos educativos para alunos, atividades de educação, organização de uma semana europeia dos ODS's, workshops temáticos e a organização de uma escola internacional de verão, que contará com cerca de 120 jovens, no primeiro ano, em Portugal.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG