Lojas Aqui é Fresco crescem 5% na faturação em 2018 para 380 ME
Em declarações à Lusa, o diretor-geral da central de serviços Unimark -- que agrupa 25 empresas de cash&carry --, João Vieira Lopes, explicou que esta rede de lojas resulta da junção de um conjunto de comerciantes independentes que já eram clientes e apoiados por esta associação de grossistas.
Em 2017 foi constituído o 'master franchising' que começou a organizar as lojas para que tivessem uma marca, uma imagem e atividades de marketing comuns, ainda que os comerciantes permaneçam independentes.
João Vieira Lopes sublinhou que, no corrente ano, "o ritmo de crescimento está ao nível de 2018 em torno dos 4% a 5%".
Embora lembrando que, neste tipo de comércio, há uma grande dependência sobre o comportamento do verão e do Natal, o diretor-geral da Unimark não tem dúvidas que "em condições normais a tendência será para manter este nível de crescimento até ao final do ano".
Segundo o mesmo responsável, no conjunto as lojas representam 110 mil metros quadrados de área de venda e são responsáveis por cerca de 3.800 colaboradores.
Questionado sobre o plano de expansão da marca, João Vieira Lopes afirmou que "este ano é dedicado à consolidação do projeto, sendo que o grande objetivo é aumentar o número de lojas a operar já com a insígnia Aqui é Fresco".
A expectativa é conseguir a reconversão de entre 50 a 100 lojas, ao longo de 2019, que se juntarão às atuais 155 que já têm uma identidade comum.
No que se refere a novas aberturas, o diretor-geral da Unimark admitiu não pensar em "aumentar muito mais. No máximo, serão entre 10 e 20 novas lojas este ano", cujas localizações serão sobretudo no sul do país onde a marca ainda tem uma presença mais fraca. A primeira loja no Algarve só foi inaugurada este ano.
Ao longo deste ano a marca pretende implementar uma evolução em termos de sistema informático, assim como a adoção de cartões de fidelização e, ao mesmo tempo, está a estudar "a generalização da entrega ao domicílio que grande parte das lojas já fazem por iniciativa própria", acrescentou.
Numa altura em que os grupos que atuam na grande distribuição estão a apostar nas lojas de proximidade, João Vieira Lopes acredita que a marca Aqui é Fresco faz a diferença por "ter um posicionamento que assenta em ter um preço de prateleira competitivo mesmo com a concorrência das grandes cadeias organizadas".
A partir de domingo e até segunda-feira, decorre, no Altice Forum Braga, a convenção anual do Aqui é Fresco, com o objetivo de apresentar a evolução e objetivos do projeto.
Vieira Lopes referiu que são esperadas 1.500 pessoas e estarão presentes cerca de 700 dos 809 membros da rede de lojas. Durante o evento haverá uma área de exposição chamada "míni-Alimentaria" com 90 'stands' de marcas da indústria como Nestlé ou Unilever para apresentar novos produtos ou ações promocionais para os retalhistas.
Um dos momentos da convenção será a tradicional homenagem a uma empresa e a um gestor português, o que segundo Vieira Lopes serve "para valorizar a indústria e o que é fabricado em Portugal".
Este ano, a homenagem vai ser dedicada à Lactogal e ao seu histórico presidente, Casimiro de Almeida.