Voluntários recolhem 4,5 toneladas de lixo no litoral de Esposende

Cerca de 4,5 toneladas de resíduos foram recolhidas no litoral e zonas ribeirinhas de Esposende, durante uma ação de voluntariado ambiental que o município levou a efeito, foi hoje divulgado.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, o município refere que a ação, que decorreu a 13 e 14 de abril, envolveu a participação de mais de meio milhar de voluntários, tanto do concelho como de outras localidades, que procederam à limpeza de vários pontos do litoral, desde o limite norte do concelho, na Foz do Rio Neiva, até à Praia da Ramalha, em Apúlia, já perto do limite com o concelho da Póvoa de Varzim.

Foram alvo desta intervenção cerca de 8,8 quilómetros de praias, dunas e estuários, abrangendo cerca de 45 por cento do litoral de Esposende.

O objetivo foi recolher os resíduos que, ao longo do inverno, foram ficando depositados nas margens dos rios e nas praias do concelho.

Os voluntários foram desafiados a separar os resíduos de plástico recolhidos durante a ação, com o objetivo de permitir a sua posterior valorização, seja através da integração dos resíduos na produção de calçado, projeto sob responsabilidade da Zouri Shoes, seja através do desenvolvimento de oficinas de expressão artística, em que serão criadas esculturas a partir do lixo marinho recolhido.

"Com estas acções, pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes", remata o comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt