Voluntários iniciam projeto reflorestação da Serra do Reboredo em Torre de Moncorvo

Um grupo de voluntários dará início na quinta-feira ao projeto de reflorestação da Serra do Reboredo, no concelho de Torre de Moncorvo, onde serão plantadas cerca de um milhar de árvores autóctones, anunciou hoje fonte da autarquia.
Publicado a
Atualizado a

"O projeto de reflorestação do perímetro da Serra do Reboredo entra em marcha com esta ação de voluntariado, que vai juntar funcionários municipais, escolas e técnicos do Intitulo de Conservação da Natura e Florestas (ICNF) ", disse à Lusa, o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

Nesta primeira ação, vão ser plantadas mil árvores de espécies como o cedro ou o carvalho alvarinho, numa área correspondente a 2,5 hectares de mata nacional, no distrito de Bragança.

"Há pela frente muito trabalho para fazer. Contamos não só com a disponibilidade de voluntários ou do município, mas também, com o apoio do poder central, para se incrementar uma verdadeira política de reflorestação que vá ao encontro da necessidade das populações", vincou o autarca transmontano.

O retalho de carvalhal primitivo da Serra do Reboredo é referido pelos ambientalistas como a maior mancha de carvalhos brancos da Europa e está classificada como Reserva Ecológica Nacional.

"Ao longo dos últimos anos, foram aprovados projetos para a recuperação da Serra do Reboredo, sendo que o mais se destaca é uma verba alocada de 250 mil euros de fundos comunitários, a que se juntarão ao longo dos próximos quatro anos 50 mil euros/ano de fundos municipais", indicou Nuno Gonçalves.

O também presidente da Associação de Municípios do Douro Superior disse que é preciso implementar uma "legislação adequada" e criar " políticas de reflorestação adequadas".

"Em matéria de reflorestação, o ICNF terá de ter uma palavra que seja sinónimo de eficácia e de encontro com as populações, e não ser uma espécie de contratempo nas políticas que municípios querem implementar em todo este processo", observou.

No incêndio de julho de 2017 arderam cerca de oito mil hectares de floresta autóctone, no concelho de Torre de Moncorvo, onde está incluída a Mata Nacional do Reboredo.

Para o dia 21 de março, está programada uma outra ação de voluntariado, destinada à plantação de árvores na Serra do Reboredo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt