Vila do Conde cria "inédito" festival para juventude

A Câmara de Vila do Conde está a dinamizar um "inédito" festival no concelho vocacionado para juventude, com várias atividades desportivas, culturais e artísticas a desenvolver em julho, disse hoje a presidente da autarquia, Elisa Ferraz.

"Vamos realizar pela primeira vez uma experiência muito apelativa e com um diversificado leque de atividades, para os jovens do concelho, mas também para outros que nos visitem", afirmou Elisa Ferraz.

O evento, apelidado "Vila do Conde Fest - Festival da Juventude", está agendado para 6 a 15 de julho, e vai ter a maior parte da sua ação centrada junto ao Parque de Jogos, no coração da cidade.

"Era uma lacuna na programação de verão do município, numa atividade com dimensão e diversidade dirigida, essencialmente, à juventude", referiu a presidente da Câmara.

Elisa Ferraz destacou "a diversidade de um programa feito em parceria com as associações e empresas vila-condenses", considerando que foi conseguido um evento "que irá despertar curiosidade de todos os públicos".

Na vertente desportiva, a programação deste "Vila do Conde Fest" contempla torneios de futebol e voleibol de praia, mas também aulas e demonstrações de modalidades ligadas ao rio e mar, como canoagem e surf, que podem ser praticados pelos interessados, além de iniciativas vocacionadas para o exercício físico.

Está também prevista a montagem de uma pista de karting e, ainda em estudo, uma quadra para a prática de paddle ténis.

O evento contempla uma forte componente cultural, em que, além de diversos concertos com bandas de Vila do Conde, mas também artistas de relevo nacional como Jimmy P ou Dengaz, haverá palestras, concursos de ideias para Vila do Conde e ainda uma competição de fotografia.

Estão também previstas demonstrações de artes performativas, teatro e cinema, numa programação global que pode ser acompanhada no 'site' do evento na internet e nas redes sociais, que contará com atualizações diárias.

Em paralelo com o festival acontecerá, também em Vila do Conde, a cimeira norte das federações de juventude, que reunirá elemento de vários movimentos associativos juvenis.

A presidente da Câmara de Vila do Conde considerou que, "com tanta diversidade de atividades, o público-alvo deste festival vai dos 6 aos 85 anos", e garantiu que "este é um projeto para ter continuidade".

"Ainda este ano, vamos voltar a ativar o Conselho Municipal da Juventude, que não funcionava há décadas, e atribuir-lhe competências. Isto para que, quando voltarmos a fazer um evento destes, tenhamos um organismo que possa dar o seu contributo", apontou Elisa Ferraz.

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.