Vendas de carne com selo Porco.pt subiram para quase 13 ME em 2018

As vendas de carne com o selo de certificação Porco.pt subiram em 2018, atingindo quase 13 milhões de euros, foi hoje anunciado.

De acordo com os dados enviados pelos responsáveis pelo selo Porco.pt, em 2018 as vendas totalizaram 12,6 milhões de euros, que comparam com os 4,2 milhões de euros registados no ano anterior.

No ano em causa, foram comercializadas 8.867,52 toneladas de carne, enquanto em 2017 foram vendidas 2.883,12 toneladas.

No total, desde que os produtos com o selo Porco.pt, projeto que reconhece a carne de suíno 100% portuguesa, entraram no mercado, foram registados cerca de 17 milhões de euros em vendas.

Por sua vez, a linha 'premium', iniciativa de um grupo de 25 produtores nacionais que distingue carnes com características "superiores", já representa quase 40% das vendas totais.

Em 2018, o selo Porco.pt alcançou 500 explorações, 56 produtores aderentes e 20 unidades de abate e transformação.

Estes produtos são distribuídos em todo o território nacional, em cerca de 500 pontos de venda pertencentes a 12 empresas de distribuição.

O selo Porco.pt nasceu em 2017 para dar resposta ao cumprimento da obrigação legal, por parte da distribuição, de "rotular adequadamente o produto, nomeadamente no que respeita à sua origem".

Esta certificação tem ainda como um dos principais objetivos diferenciar a carne de porco produzida em Portugal da restante oferta disponível no mercado.