O balanço foi divulgado em antecipação ao sétimo aniversário desse projeto de turismo patrimonial, que arrancou a 23 de janeiro de 2012 e vem levando o público a conhecer em contexto de atividade real diversos espaços ligados à indústria do concelho, como é o caso dos museus do calçado e da chapelaria, e de fábricas de sapatos, chapéus, lápis, passamanarias ou colchões.."As instituições que aderiram aos Circuitos pelo Património Industrial da cidade receberem 28.436 visitantes ao longo de 2018, naquele que foi o melhor ano de sempre desde que este programa turístico municipal foi criado em janeiro de 2012", declarou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira..Afirmando que a afluência registada em 2018 reflete um crescimento de cerca de 10% face a 2017, o autarca realçou que o geral dos sete anos de desenvolvimento do programa é, contudo, ainda mais significativo.."É verdade que 2018 foi o melhor ano de sempre do nosso Turismo Industrial, mas também é preciso ver que, desde 2012, foram mais de 156.000 as pessoas que vieram conhecer o nosso património. É muita gente a conhecer as nossas fábricas, os nossos museus, os nossos centros tecnológicos e de formação", assinalou..O sétimo aniversário do programa também foi antecipado com o lançamento de uma iniciativa paralela, destinada a valorizar a herança produtiva do concelho: a criação de mobiliário urbano inspirado em ícones da indústria local, como é o caso, desde dezembro de 2018, de bancos de jardim recriando lápis de cor..Com fabrico nos estaleiros municipais e produção a cargo de funcionários da autarquia, os primeiros exemplares desse mobiliário já decoram espaços verdes na Avenida Renato Araújo e na Torre da Oliva e serão seguidos por outros modelos inspirados em linhas de materiais de escrita da marca Viarco - que tem em São João da Madeira a única fábrica de lápis do país.."É outra forma de consciencializarmos o público para o valor do nosso principal património, que é precisamente a nossa indústria", afirmou Jorge Vultos Sequeira..Para celebrar o sétimo aniversário do programa local de Turismo Industrial, a autarquia lançou ainda o novo serviço educativo "Liga-te à Indústria", que, dirigido a alunos do ensino pré-escolar e 1.º e 2.º anos de escolaridade, envolve visitas animadas pela personagem OLI - numa alusão à Oliva, antiga metalúrgica local que, embora desativada há longo anos, viu os seus antigos espaços de laboração recuperados para acolherem o atual Welcome Center do Turismo Industrial, o Museu do Calçado e o polo de artes e indústrias criativas Oliva Creative Factory.