Senegal saúda avanços políticos na Guiné-Bissau e deposita confiança nas próximas eleições
Enviada especial do Presidente senegalês, Macky Sall, Penda Mbow foi recebida hoje em audiência pelo líder guineense, José Mário Vaz, a quem disse ter transmitido a "satisfação do Senegal pelos avanços registados" na Guiné-Bissau nos últimos meses.
Apontou o consenso alcançado entre os atores políticos e que permitiu a nomeação de um primeiro-ministro e a formação de um governo inclusivo que agora vai preparar as eleições legislativas, disse.
"Viemos partilhar com o Presidente o nosso otimismo porque o que vimos dá-nos confiança para esperar que as eleições vão decorrer na melhor das condições", afirmou Penda Mbow a saída da audiência com José Mário Vaz.
A representante do Senegal na OIF destacou ter constatado "uma vontade inequívoca" de atores guineenses para que as eleições legislativas tenham lugar no dia 18 de novembro, conforme marcadas pelo chefe do Estado, disse.
Mbow abordou também com José Mário Vaz "alguns aspetos técnicos", nomeadamente o recenseamento eleitoral, a reforma da legislação eleitoral e o financiamento do processo, tendo, neste particular, apelado à comunidade internacional no sentido de acompanhar a Guiné-Bissau.
A dirigente senegalesa acrescentou que a sua organização vai apoiar a Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense na formação de técnicos.