A proposta de aquisição de 49% do capital da Azores Airlines - ramo da SATA para operações para fora dos Açores - é uma "boa notícia, no contexto em que se encontra a empresa e o Governo Regional, particularmente o seu presidente, Vasco Cordeiro, pelas responsabilidades que tem na situação de falência técnica da empresa", sustenta o PSD/Açores..Em nota atribuída ao porta-voz do partido na região para as questões económicas, António Vasco Viveiros, o PSD/Açores sublinha que o caderno de encargos para a alienação parcial da empresa "já limitava qualquer expetativa demasiado positiva, por via do reduzido esforço financeiro que impunha aos concorrentes, face às necessidades da empresa de capital fresco".."O Governo está a avaliar a proposta da Icelandair e esperamos que essa proposta, a ser aceite, possa contribuir, pelo menos, para a inversão da tendência de destruição de valor da empresa que ocorreu na última década, sempre sob a liderança política de Vasco Cordeiro, primeiro como secretário regional da Economia e agora como presidente do Governo açoriano", prossegue o parlamentar social-democrata. .A transportadora islandesa Loftleiðir Icelandic apresentou uma proposta formal na semana passada para a aquisição de 49% do capital social da SATA Internacional - Azores Airlines, após ter sido pré-qualificada na primeira fase do processo..Há cerca de um mês, em 26 de junho, a transportadora aérea Loftleiðir Icelandic tinha pedido mais 30 dias de prazo para preparar e apresentar uma proposta vinculativa para a compra de 49% da SATA Internacional - Azores Airlines..Em declarações à agência Lusa, em 23 de abril, Erlendur Svavarsson, vice-presidente da Loftleiðir Icelandic, do grupo Islandair, tinha dito que a operadora ainda não tinha decidido se iria entrar na segunda fase do processo de alienação da transportadora aérea açoriana..O grupo SATA anunciou em 17 de abril que a Loftleiðir Icelandic foi pré-qualificada para a segunda fase do processo de negociação da alienação de 49% do capital social da Azores Airlines..Segundo o grupo, ficou pré-qualificado o único potencial comprador que apresentou manifestação de interesse na Azores Airlines..De acordo com o caderno de encargos da alienação de capital da operadora açoriana, o futuro acionista da Azores Airlines terá que "respeitar obrigatoriamente" a manutenção do plano de renovação da frota iniciado com o A321 NEO..O candidato terá ainda de promover o "cumprimento da operação aérea regular mínima", sendo que esta contempla as ligações entre o continente e os Açores, nomeadamente as rotas liberalizadas entre Ponta Delgada e Lisboa, Ponta Delgada e Porto, Terceira e Lisboa, e Terceira e Porto..Este interessado tem ainda de assegurar as ligações de obrigação de serviço público entre Lisboa e Horta, Lisboa e Pico, Lisboa e Santa Maria, Ponta Delgada e Funchal, bem como a ligação de Ponta Delgada com Frankfurt, a par das rotas a partir da Terceira e Ponta Delgada com Boston e Oakland, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá..O comprador deve também manter a identidade empresarial, a autonomia da operadora, a denominação social e a marca Azores Airlines, entre outros elementos de identificação, a par de um contributo para a empregabilidade local..O capital social do grupo SATA é detido por um único acionista, a Região Autónoma dos Açores.