São Silvestre de Lisboa pautada pelas preocupações ecológicas

As preocupações ecológicas, que levaram ao lançamento da marca 'Evento Verde', marcam a 11.ª edição da São Silvestre de Lisboa, que foi hoje apresentada e está marcada para sábado, com 12.000 inscritos.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Duarte Cordeiro, trata-se de um evento que conjuga as vertentes de desporto de massas e alta competição, engrandecendo o nome da cidade.

A edição de 2018 tem um cariz especial, já que deu resposta às preocupações manifestadas, em inquérito, por mais de 2.000 participantes da edição de 2017.

"Já tínhamos alguns comportamentos ambientais, mas esse questionário aos participantes (da última edição) deu-nos indicações de que não era suficiente. Assim, entendemos ir mais além", explicou o diretor da corrida, Hugo Sousa.

De acordo com o responsável, "foram reduzidos em 83.000 os sacos e embalagens plásticas, encurtada a promoção em papel e aumentados os pontos de reciclagem", existindo também uma preocupação com a reutilização de objetivos antigos e as emissões de carbono, com os carros de apoio "integralmente elétricos".

Em termos competitivos, a atração principal é a tradicional 'guerra dos sexos', com as mulheres a terem este ano uma vantagem de 3.53 minutos sobre os homens.

Dulce Félix e Melanie Santos, ambas do Benfica, e a individual Ercília Machado, prometeram que os homens terão de esperar mais um ano para as derrotarem, enquanto Hermano Ferreira (Escola de Atletismo de Coimbra), Ricardo Ribas (Sporting de Braga) e Samuel Barata e João Pereira (ambos do Benfica) querem recuperar.

"É difícil, mas não impossível", garantiu Hermano Ferreira.

Jessica Augusto e Susana Godinho, ambas do Sporting, Silvana Dias, do Sporting de Braga, Doroteia Peixoto, do Amigos da Montanha, e Vera Nunes, do GFD Running, também estarão na prova feminina e o benfiquista Emanuel Rolim na masculina.

A prova volta a terminar nos Restauradores, ocupando a Avenida da Liberdade no quilómetro final, com as partidas de elite a partir das 17:26. Antes, ás 15:00, há a São Silvestre da Pequenada, na Avenida da Liberdade.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Henrique Burnay

A ameaça dos campeões europeus

No dia 6 de fevereiro, Margrethe Vestager, numa só decisão, fez várias coisas importantes para o futuro da Europa, mas (quase) só os jornais económicos repararam. A comissária europeia para a Concorrência, ao impedir a compra da Alstom pela Siemens, mostrou que, onde a Comissão manda, manda mais do que os Estados membros, mesmo os grandes; e, por isso mesmo, fez a Alemanha e a França dizerem que querem rever as regras do jogo; relançou o debate sobre se a Europa precisa, ou não (e em que condições), de campeões para competir na economia global; e arrasou com as suas possibilidades (se é que existiam) de vir a suceder a Jean-Claude Juncker.

Premium

Anselmo Borges

Islamofobia e cristianofobia

1. Não há dúvida de que a visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos de 3 a 5 deste mês constituiu uma visita para a história, como aqui procurei mostrar na semana passada. O próprio Francisco caracterizou a sua viagem como "uma nova página no diálogo entre cristianismo e islão". É preciso ler e estudar o "Documento sobre a fraternidade humana", então assinado por ele e pelo grande imã de Al-Azhar. Também foi a primeira vez que um Papa celebrou missa para 150 mil cristãos na Península Arábica, berço do islão, num espaço público.

Premium

Adriano Moreira

Uma ameaça à cidadania

A conquista ocidental, que com ela procurou ocidentalizar o mundo em que agora crescem os emergentes que parecem desenhar-lhe o outono, do modelo democrático-liberal, no qual a cidadania implica o dever de votar, escolhendo entre propostas claras a que lhe parece mais adequada para servir o interesse comum, nacional e internacional, tem sofrido fragilidades que vão para além da reforma do sistema porque vão no sentido de o substituir. Não há muitas décadas, a última foi a da lembrança que deixou rasto na Segunda Guerra Mundial, pelo que a ameaça regressa a várias latitudes.