Romaria de S. Mateus em Elvas começa quarta-feira e atrai milhares de visitantes

As tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus começam na quarta-feira em Elvas, distrito de Portalegre, com milhares de romeiros a serem esperados num evento com cerca de três séculos de existência.

O ponto alto das cerimónias religiosas é a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, José Alves, marcada para quarta-feira, às 18:30, que é considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão e que por tradição abre os festejos.

Durante os dias de festa, até ao final deste mês, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído entre 1753 e 1779, é visitado por milhares de fiéis.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos, hoje divulgado pelos promotores, inclui cerimónias religiosas, espetáculos musicais e pirotécnicos, corrida de toiros, provas hípicas, exposições, desfiles de bandas filarmónicas, gastronomia e artesanato.

As cerimónias religiosas prolongam-se até ao dia 01 de outubro, com destaque para a procissão de regresso dos Pendões, às 17:30, que encerra as festas do Senhor Jesus da Piedade.

A realizar em recinto coberto, os espetáculos do certame, promovidos pelo município, contam com a participação de Herman José (dia 20), Miguel Gameiro & Pólo Norte Projeto Ibéria (21), Miguel Araújo (22), Xutos & Pontapés (23), Piruka e Diogo Piçarra (28), Matias Damásio (29) e Tony Carreira (30), a partir das 23:00, seguindo-se a atuação de dj.

O recinto das festas, no Parque da Piedade, vai contar ainda com um espaço destinado à divulgação da música popular portuguesa, denominado de "Praça da Feira", onde os grupos de Elvas vão ter oportunidade de atuar.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, que atrai milhares de pessoas, sobretudo de outras localidades do Alentejo e da Estremadura espanhola.

A organização das festas e da feira está a cargo do município e da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?

Premium

arménios na síria

Escapar à Síria para voltar à Arménia de onde os avós fugiram

Em 1915, no Império Otomano, tiveram início os acontecimentos que ficariam conhecidos como o genocídio arménio. Ainda hoje as duas nações continuam de costas voltadas, em grande parte porque a Turquia não reconhece que tenha havido uma matança sistemática. Muitas famílias procuraram então refúgio na Síria. Agora, devido à guerra civil que começou em 2011, os netos daqueles que fugiram voltam a deixar tudo para trás.