Relação entre literatura e filmes em debate no festival de cinema português em Londres

Uma conferência sobre a relação entre a literatura e o cinema que terá João Botelho e Margarida Gil entre os oradores integra o programa da 8.ª edição do festival de cinema português em Londres.

A conferência, que se realiza entre segunda e terça-feira na universidade King's College London, é intitulada "Do texto para a tela e de volta ao texto. Filmes e Literatura - O Contexto Português" e vai discutir diferentes aspetos de adaptação literária para o cinema.

Ao longo dos dois dias, 15 académicos de universidades portuguesas, britânicas e brasileiras vão apresentar artigos sobre o tema da conferência, que é coorganizada com o Centro de Estudos em Língua e Cultura Portuguesa do Instituto Camões na universidade.

João Botelho é convidado no primeiro dia para uma conversa antes da projeção de "Filme do Desassossego", baseado na obra de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa.

No segundo dia da conferência são convidados Margarida Gil e, mais tarde, Paulo Filipe Monteiro, que vai apresentar o filme "Zeus" sobre a história do sétimo Presidente da República Portuguesa, Manuel Teixeira Gomes.

Além do colóquio com a realizadora e o crítico Kieron Corless, após o filme, a projeção será antecedida por uma leitura de poemas pela tradutora Margaret Jull Costa e por Pedro Mexia.

"John From", de João Nicolau, "Pele", de Fernando Vendrell, e "Muddy River", de Edgar Pêra são os restantes filmes que fazem parte da seleção deste ano.

Este ano, a organização do festival, denominado Utopia, associou-se a outros eventos e salas de cinema para chegar a novas audiências no Reino Unido.

A sessão de "Correspondências", de Rita Azevedo Gomes em 18 de novembro, em Londres, faz parte do Festival Filme de Ensaio, e o "Filme do Desassossego", de João Botelho terá uma sessão adicional em 30 de novembro no cinema FACT, em Liverpool.

O festival, que tem o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal no Reino Unido, associou-se também à Embaixada do Brasil para integrar no programa a apresentação de "Diário de Helena Morley", de Helena Soldberg, em 01 de dezembro.

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

Pub
Pub