Reitora da Católica partiha 'Honoris Causa' em Boston com todo o ensino superior português

Boston, Estados Unidos da América, 20 mai 2019 (Lusa) - A reitora da Universidade Católica Portuguesa afirmou hoje que o doutoramento 'Honoris Causa' que recebe hoje da Boston College é partilhado com a instituição e com todo o ensino superior em Portugal.
Publicado a
Atualizado a

Em declarações à Lusa a partir de Boston, Isabel Gil indicou que "é um reconhecimento que também se alarga à Universidade Católica Portuguesa e ao sistema de ensino superior em Portugal".

Isabel Gil discursou perante os graduados da classe de 2019 da Boston College, a quem apelou para nunca deixarem para trás a compaixão e a abertura ao outro.

A reitora da Universidade Católica disse à Lusa que é uma mensagem especialmente significativa num período de "enormes tensões e discursos absolutamente radicalizados", com relevo na sociedade norte-americana.

"Os momentos de compromisso são importantes, sobretudo para o reforço da coesão social", defendeu, destacando que é também "essencial defender os princípios básicos das sociedades democráticas".

"Assumam a vossa narrativa e façam coligações, como nos convida o Papa Francisco, com o espírito de uma cultura de encontro para construir uma sociedade mais respeitadora e inclusiva", disse Isabel Gil aos alunos da classe de 2019.

Defendeu ainda que é precisa uma transformação "radical" no progresso das mulheres em posições de poder, porque "apesar dos avanços das últimas décadas, as mulheres são apenas 05 por cento dos líderes mundiais", como chefes de estado ou de governo.

"Ouçam as vozes à vossa volta. Muitas vezes, o desafio das fronteiras é um desafio de ignorância. Se quiserem mudança, ergam a vossa voz. Se a injustiça ameaça, defendam os vossos direitos", apelou.

Isabel Gil é reitora da Universidade Católica desde 2016 e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas desde 2018.

A professora catedrática de Estudos de Cultura é a oradora convidada da cerimónia de graduação dos diplomados deste ano da Boston College, sendo a sétima mulher e a primeira não-americana a fazê-lo em 156 anos da universidade, de acordo com uma nota de imprensa da Universidade.

A reitora sucede, nesta cerimónia, a oradores como o recém-nomeado arcebispo de Washington, Wilton Daniel Gregory, e aos ex-secretários de Estado norte-americanos John Kerry e Condoleezza Rice.

O título de doutor 'Honoris Causa' é concedido por universidades a pessoas que se destacaram numa determinada área de atividade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt