PSD quer saber se vai haver dinheiro do OE para residências universitárias

O PSD desafiou hoje o Governo a esclarecer se haverá dinheiro do Orçamento do Estado para pagar melhorias ou construção de novas residências para estudantes universitários, apontando que as linhas de crédito existentes não satisfazem as universidades.

"As instituições estão insatisfeitas com a linha de financiamento, não querendo, compreensivelmente, aderir a uma linha de crédito quando tal não era o espírito da lei", indicam os deputados do grupo parlamentar do PSD que enviaram uma pergunta ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Para os sociais-democratas, é o executivo que deve "disponibilizar verbas para a melhoria e reconstrução de novas residências estudantis, assumindo esse investimento e não a título de empréstimo ou crédito às instituições".

Caso a resposta seja afirmativa, os deputados querem ainda saber para quando será.

"O problema mantém-se", dizem os deputados do PSD, que destacam "a falta de oferta pública de residências estudantis e o muito elevado preço dos quartos para estudantes no mercado de arrendamento privado, em particular em zonas nas quais os efeitos do incremento turístico mais se têm vindo a fazer sentir".

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.