Procura turística em Águeda aumenta 10% em 2017

O Posto de Turismo de Águeda registou em 2017 cerca de dez mil visitantes, um incremento de 10% face a 2016, aparecendo o Japão como principal país de origem, anunciou hoje fonte municipal.
Publicado a
Atualizado a

"Sendo uma das principais áreas de atuação estratégica do Município de Águeda, o turismo tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, sendo evidente a crescente procura de Águeda como destino turístico. A análise dos dados relativos a 2017 revela um aumento na percentagem de visitantes nacionais e internacionais, consolidando a curva ascendente do número de visitas a Águeda. No Posto de Turismo registaram-se quase 10 mil visitantes, mais mil que em 2016", revelou a Câmara de Águeda.

Além dos visitantes portugueses, por nacionalidades de origem o Japão aparece em primeiro lugar, seguindo-se a França (2.º), Espanha (3.º), Brasil (4.º), Alemanha (5.º), EUA (6.º), Canadá (7.º), Itália (8.º), Reino Unido (9.º), Polónia (10.º), Suíça (11.º), Austrália (12.º), Holanda (13.º), Bélgica (14.º) e Dinamarca (15.º).

Em Águeda foi colocada uma "árvore" com placas de sinalização de distâncias entre a cidade e as capitais dos países que mais têm contribuído para a emissão de turistas para o concelho.

"Um pequeno gesto que procura agradecer aos que nos elegeram como destino turístico e que, esperemos, continuem a eleger!", explicou Edson Santos, vice-presidente da câmara.

Os números "traduzem o esforço que a autarquia tem vindo a desenvolver, de forma contínua, procurando dinamizar diversos eventos e iniciativas, qualificar a oferta turística, aumentar a procura, alcançar notoriedade e o reconhecimento junto dos que visitam o concelho. Para tal têm contribuído os diversos eventos promovidos ou apoiados pela câmara municipal - de onde se destacam o AgitÁgueda Art festival, a campanha "Águeda tem o Maior Pai Natal do Mundo", o Mundial de Motocross, o Europeu de Enduro, entre outros", enumerou o autarca.

Edson Santos salientou ainda que também no setor privado "se verifica um aumento do investimento", de que são exemplo novas unidades de alojamento local e a dinamização do turismo industrial por parte de empresas do concelho.

Lusa / Fim

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt