PM de Cabo Verde vê Açores como "porta de entrada" para reforçar ligação com UE

O primeiro-ministro de Cabo Verde sublinhou hoje que as boas relações com a região autónoma dos Açores são fundamentais, pois o arquipélago português é "porta de entrada" para o reforço da ligação com a União Europeia (UE).

"Os Açores representam para nós uma oportunidade de reforçar experiências, num diálogo político regular e aprofundado, de complementaridade de mercados", vincou Ulisses Correia e Silva.

O governante falava esta tarde, em Ponta Delgada, depois de um encontro com o chefe do executivo açoriano, Vasco Cordeiro.

Para o chefe de Governo de Cabo Verde, os Açores são uma "porta de entrada" para o reforço da "ligação com a UE, nomeadamente com as regiões ultraperiféricas" do continente.

Nesse sentido, disse posteriormente Vasco Cordeiro, "há condições" para lançar o espaço da Macaronésia (designação dada ao conjunto formado por Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias) como "realizador de desenvolvimento e progresso para os povos de cada um desses territórios".

E concretizou: "Enquanto espaço com órgãos de poder e políticos, estamos profundamente interessados e convencidos do potencial que encerra este trabalho de aproximação, reforço da colaboração entre os vários componentes deste espaço".

A II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia junta hoje nas Furnas, no concelho da Povoação, os presidentes dos governos regionais dos Açores e da Madeira, Vasco Cordeiro e Miguel Albuquerque, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e o conselheiro para a Economia, Indústria, Comércio e Investigação do Governo das Canárias, Pedro Ortega Rodríguez, em representação do presidente, Fernando Clavijo Batlle.

Na I Cimeira da Macaronésia, que decorreu em dezembro de 2010, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, foi politicamente oficializada a criação da região da Macaronésia, que congrega um total de 28 ilhas habitadas e tem "um potencial mercado de cerca de três milhões de habitantes, extensível à Europa e a África".

Brand Story

Mais popular

Pub
Pub