Parada de tochas, arte com areia e 'videomapping' em festival de luzes em Loulé

Uma parada de tochas luminosas, projeções de 'videomapping' no mercado e espetáculos de arte com areia em igrejas são algumas das sugestões de um festival de luzes, que acontece em Loulé de 24 a 26 de novembro.

Em comunicado, o município de Loulé, envolvido na organização do evento, refere que o LUZA Festival é "um projeto independente" que visa "inserir Portugal no roteiro dos festivais internacionais de iluminação artística", sendo um dos eventos âncora da edição deste ano do programa cultural 365 Algarve.

"Todas as instalações serão de acesso gratuito e o público poderá percorrer as ruelas, monumentos e construções da cidade para uma experiência inesquecível e iluminada" refere o município em comunicado, sublinhando que o comércio da cidade estará aberto durante o evento, que decorre entre a noite de dia 24, sexta-feira, e a noite de domingo, 26.

O festival receberá artistas nacionais e oriundos de outros países, como Espanha, França, Japão, Polónia, Reino Unido e Alemanha, estando prevista a realização, no sábado, dia 25, da conferência "Working with Light" (em português, "Trabalhar com a Luz"), na qual os artistas serão convidados para debater esta forma de arte.

A parada de tochas luminosas, que marca a abertura do evento, na sexta-feira, é, segundo a autarquia, um dos pontos altos do festival, sendo aberta à participação do público, que deverá comparecer às 18:30 no santuário da Mãe Soberana, para depois partir em desfile rumo ao terreno onde se realiza a feira.

Para o desfile serão disponibilizadas 2.000 tochas que, uma vez acesas, formarão um desenho "a ser revelado apenas no final da intervenção", adiantou a autarquia, acrescentando que, para participar, o público poderá doar no mínimo um euro, valor que vai reverter para a Casa da Primeira Infância de Loulé.

Nos três dias do evento, a partir das 19:00, haverá projeções de 'videomapping' a cada 45 minutos, na fachada do mercado municipal de Loulé, no centro da cidade.

A igreja de São Francisco também receberá, nos três dias, três sessões de arte com areia, que consiste em manipular e transformar a areia em figuras animadas, também o uso da luz.

A ByBeau e a Eventor's Lab são as produtoras deste evento, que conta ainda com o município de Loulé como coorganizador.

As atividades têm início às 18:30 de sexta-feira, 24, terminando às 00:00 de domingo, 26.

Exclusivos