OPART e Mirpuri Foundation assinam protocolo com vista a ações culturais conjuntas
O protocolo contempla "a limpeza e restauro da fachada principal do Teatro Nacional de São Carlos" no próximo ano, segundo comunicado do OPART.
No mesmo comunicado, pode ler-se que "a nova parceria passa, desde logo, pela realização da gala de entrega dos Prémios Dança, Música e Teatro 2018 da Mirpuri Foundation, criados com o intuito de reconhecer atividades culturais de excelência e de estimular a qualidade da produção artística em Portugal".
A cerimónia vai realizar-se a 03 de novembro próximo no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, na qual participará a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
"A Mirpuri Foundation assume um forte compromisso de apoio às artes, pondo em prática iniciativas que contribuam para a preservação e fortalecimento do património cultural. Nesse sentido, e como parte do presente protocolo, irá apoiar a limpeza e restauro da fachada principal do Teatro Nacional de São Carlos, em 2019", realça o documento.
O OPART adianta que a fundação "fará também a doação de uma superfície própria e adequada para atuações de dança no palco do teatro, ainda em 2018".
O protocolo foi assinado hoje no teatro lisboeta, na presença do presidente da Mirpuri Foundation, Paulo Mirpuri, e presidente do conselho de administração do OPART, Carlos Vargas.
O mesmo texto refere que a Mirpuri Foundation é uma organização sem fins lucrativos instituída em Portugal pelo "empresário e filantropo Paulo Mirpuri, concebida com o propósito de criar um mundo melhor para as gerações futuras".
A fundação "tem vindo a estabelecer parcerias com governos, empresas, comunidades e indivíduos de modo a desenvolver projetos específicos nas áreas da cultura, conservação dos oceanos e da vida selvagem, responsabilidade social, e investigação nas áreas da medicina e aeroespacial".
O OPART tutela o Teatro Nacional de São Carlos, e os seus respetivos corpos artísticos e técnicos, designadamente a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a celebrar 25 anos de existência, e o Coro, que faz 70 anos de atividade, e ainda a Companhia Nacional de Bailado.