Onze empresas portuguesas do setor do mobiliário mostram na Alemanha manufatura diferenciadora

Onze empresas portuguesas do setor do mobiliário participam, a partir de segunda-feira, na feira internacional imm Cologne, na Alemanha, onde esperam mostrar a manufatura que as distingue da restante oferta.

A imm Cologne é a feira referência para o mercado alemão no setor do mobiliário, o terceiro maior destino das exportações portuguesas (a par do Reino Unido).

As onze empresas portuguesas levam a Colónia "aquilo que têm de melhor a nível de oferta de design, qualidade de produção e muita tecnologia", revela Miguel Pereira, da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.

O responsável pela internacionalização da APIMA sublinha, ainda assim, que é a manufatura que distingue a oferta nacional das restantes e o que atrai o comprador alemão.

"Os alemães são muito exigentes a nível da qualidade e da utilização das tecnologias de ponta, e a diferenciação vem com a manualidade. E nós, pelo facto de conseguirmos integrar as duas, ou seja, trabalhar um móvel que é capaz de passar por uma máquina e pelas mãos de um homem, temos conseguido ganhar espaço no mercado alemão, precisamente por termos esta capacidade camaleónica de juntar estas duas valências da manufatura de um móvel", explica.

Segundo a APIMA, as exportações das empresas do setor de mobiliário e de colchoaria registaram, entre janeiro e agosto de 2018, um crescimento de 3% face ao período homólogo.

De acordo com dados apurados pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins junto do Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor das exportações realizadas naquele período atingiu um total de 1.2 mil milhões de euros.

"É uma indústria que tem estado a crescer, estamos com números muitos próximos da indústria do calçado, tem havido um crescimento na ordem dos 13 a 14% ao ano (...) A queda do mercado nacional, e principalmente dos mercados vizinhos fez com que as empresas tivessem de abrir horizontes e começar a exportar cada vez mais o produto", adianta Miguel Pereira, da APIMA.

O mercado francês é o principal destino das exportações do setor, tendo crescido 9% face a igual período de 2017 e alcançado uma quota de 33% do total de exportações.

A imm Cologne é a mais importante feira de móveis decoração de interiores da Alemanha. Começa na próxima segunda-feira e termina no dia domingo (20 de janeiro).

Exclusivos